Descobrindo Tuvalu: Um pequeno país com um grande domínio – 15/11/2024 – Robson Jesus
- Turismo e Viagens
- 30/11/2024
- No Comment
- 3
Pode ter acontecido de você ter se deparado com um site que terminava em “.tv”, e provavelmente a ideia de que ele pertencia a alguma rede de televisão passou pela cabeça. No entanto, esse domínio, na verdade, é uma fonte significativa da receita de um pequeno país no Pacífico chamado Tuvalu. Sendo um dos menores países do mundo, ele recorreu a esta forma para sustentar a nação.
Visitar Tuvalu foi uma experiência interessante, porque a recepção ao chegar a esta ilha isolada acontece logo no aeroporto e envolve o próprio povo! As pessoas se reúnem somente para ver o avião pousar. Isso porque as aterrissagens acontecem cerca de duas vezes por mês, e isso torna o momento uma atração para o local.
Apesar da imensa beleza da região, que de fato paga o passeio, são por volta de 3.136 turistas visitando o país anualmente. Penso que a falta de atividades de entretenimento influencia diretamente no pouco interesse dos viajantes, e por ali não há muita opção a se fazer no decorrer de uma longa estadia.
Contudo, se estiver buscando uma viagem fora do script, é um bom lugar para simplesmente se distanciar do convencional. Mesmo não tendo caixas eletrônicos e os estabelecimentos não aceitando cartões de crédito ou débito, os viajantes podem cobrir suas despesas com dólares australianos.
Ainda que Tuvalu seja pequeno em termos de território, sua riqueza cultural e histórica é imensa. O folclore, transmitido de gerações a gerações, inclui mitos de criação que mostram como os tuvaluanos são profundamente ligados à natureza, com histórias que transmitem lições de vida e fortalecem os laços da sociedade tuvaluana.
Sendo um dos países com menor elevação do mundo, de aproximadamente 2 metros acima do nível mar, Tuvalu é altamente vulnerável às mudanças climáticas, mas já existem discussões sobre a realocação da população para a Nova Zelândia ou para Fiji. A maioria da população de Tuvalu vive na ilha de Fongafale que, em seu ponto mais estreito, tem apenas 20 metros de largura, tornando o espaço um recurso precioso. Ainda assim, essa região é lar de 11 mil pessoas.
Por outro lado, quando o assunto é história, pode-se citar o episódio do blackbirding, quando tuvaluanos foram sequestrados e forçados a trabalhar em plantações em vários países no século 19. Ainda que exista este aspecto sombrio no seu passado, a nação faz parte dos países que não possuem Exército, confiando, portanto, em alianças internacionais para manter a paz.
Falando em paz, observar o horizonte é bom, mas devo admitir que fiquei um pouco ansioso a respeito da qualidade de vida.
Não há fontes de água doce. Por causa disso, a população depende inteiramente da coleta de água da chuva para se hidratar. Ironicamente, mesmo que isto dê um ar de “vida à moda antiga”, o contraponto está justamente na quantidade elevada de obesos, uma vez que existe uma dependência em relação a produtos industrializados importados.
Eu saí do país com muitas perguntas, mas admirei muito a saúde mental dos moradores da ilha —era o que eu chamaria de tranquilidade extrema.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.