
Deputados faltam a evento com Lula autorizado por Motta – 04/07/2025 – Painel
- Política
- 04/07/2025
- No Comment
- 19
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), autorizou deputados da Bahia a ficarem em Salvador nesta semana sob justificativa de participarem de um evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas praticamente só parlamentares de esquerda marcaram presença no ato.
Nomes do centrão e da oposição ignoraram a caminhada em celebração da Independência da Bahia, nesta quarta-feira (2). Alguns viajaram para outros lugares e até publicaram críticas ao petista.
O despacho de Motta dispensou a presença no Congresso entre terça-feira (1º) e quinta-feira (3). A justificativa foi: “A fim de participarem das solenidades comemorativas da Independência do Brasil na Bahia com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva”.
A autorização acontece em um momento de escalada de tensão entre centrão e Câmara, e o governo, após a crise do IOF e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Toda a bancada baiana foi liberada, sem custos para a Câmara, inclusive nomes de siglas da oposição ou do centrão, como o PL de Jair Bolsonaro, o Republicanos e o União Brasil, partido que tem três ministérios da Esplanada, mas que é, em grande parte, contrário às medidas do governo Lula e atualmente debate entregar seus cargos no Executivo.
Lula participou de passeatas na última quarta-feira (2). No mesmo dia, Paulo Azi (União Brasil-BA), presidente da Comissão de Comissão e Justiça e opositor de Lula, esteve em eventos em Sevilha, na Espanha.
Elmar Nascimento (União Brasil), um dos principais articuladores do centrão e braço direito do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), esteve na Câmara nesta terça e chegou a presidir a sessão.
“Em relação ao período de férias mencionado, esclarecemos que não se trata de um pedido individual do deputado”, disse ele, por meio de sua assessoria.
Já Capitão Alden (PL-BA) postou, nesta quinta, um vídeo de Lula sendo vaiado durante o ato de quarta.
Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA) republicou vídeo de ACM Neto, um dos líderes de seu partido, criticando uma entrevista que o petista concedeu durante a quarta na Bahia. Ele “exerceu normalmente suas atividades parlamentares” na Câmara nestes dias, afirmou sua assessoria.
Parlamentares de esquerda, por sua vez, postaram fotos na passeata e com o presidente. É o caso de nomes como Alice Portugal (PC do B-BA), Bacelar (PV-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA).
Já o Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), evangélico e defensor de pautas conservadoras, publicou um vídeo em que aparece com roupas militares, tocando instrumentos e cantando “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.
O período de dispensa, entre terça e quinta, coincide com os dias de trabalho da Câmara em Brasília.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.