Datafolha: Eleitor liga Nunes a gestão e Boulos a mudança – 22/10/2024 – Poder

Datafolha: Eleitor liga Nunes a gestão e Boulos a mudança – 22/10/2024 – Poder

Quando perguntados qual a primeira coisa que vem à cabeça quando pensam no prefeito Ricardo Nunes (MDB), eleitores da capital paulista lembram principalmente da gestão —positiva ou negativamente—, mostra nova pesquisa Datafolha. Já seu adversário, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), é mais associado a um desejo de mudança e também a invasão de propriedades.

O parlamentar reúne mais menções negativas (43%) do que positivas (36%), enquanto o emedebista é mais lembrado positivamente (45%) do que negativamente (35%). A pesquisa foi espontânea, ou seja, o entrevistado citou sua primeira memória sem ter sido apresentado a uma lista de opções.

O Datafolha realizou 1.204 entrevistas na cidade de São Paulo, com pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-05561/2024.

As associações positivas mais comuns para Nunes foram: melhorias para a cidade (5%), ter feito um bom trabalho (5%), continuar o trabalho (4%) e ser a única opção ou não querer votar no adversário (4%). Entre as negativas, a maioria cita a gestão ruim ou despreparo (6%) e “não fez nada” (3%).

Já no caso de Boulos, as referências positivas mais comuns foram: mudança ou renovação (6%), melhoria para São Paulo (3%), trabalha pelas causas sociais ou para o povo necessitado (2%) e melhorias na saúde (2%). As principais negativas mencionam invasão de propriedade (5%), bandido ou corrupto (3%), mentiroso ou que divulga fake news (2%) e falta de experiência (2%).

O Datafolha também realizou uma pesquisa estimulada sobre a imagem dos dois. Neste caso, os entrevistadores pediram que os eleitores dissessem qual candidato mais associam a uma série de características.

Nunes é considerado o que, se eleito, mais defenderá os ricos (59% frente a 19% de Boulos); o mais trabalhador (49% a 29%); o mais preparado para ser prefeito (54% a 32%); o mais preparado para cuidar da saúde (48% a 33%), da educação (48% a 37%) e do transporte (52% a 32%); o mais honesto (38% a 27%); o mais experiente (62% a 25%); o mais moderado (57% a 30%) e o que vai ser eleito (66% a 29%).

Boulos é citado como o que, se eleito, mais defenderá os pobres (45% frente a 36% de Nunes) e como o que faz mais promessas que não pode cumprir (47% a 34%).

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (17), o prefeito mantém a dianteira na disputa, com 51% das intenções de voto, enquanto o deputado registra 33%.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

PL dos Apps, INSS… pautas do ministro do Trabalho travam em Brasília

PL dos Apps, INSS… pautas do ministro do Trabalho…

Apesar de poder celebrar índices recordes de população empregada no final do segundo ano do governo Lula (PT), o ministro da…
Juiz deve decidir nesta terça se anula condenação de Trump por comprar silêncio de atriz pornô

Juiz deve decidir nesta terça se anula condenação de…

Presidente eleito foi condenado em maio por fraude após o pagamento de cerca de R$ 650 mil para abafar uma relação…
Vinicius Jr marca três vezes e afasta crise no Real Madrid – 09/11/2024 – Esporte

Vinicius Jr marca três vezes e afasta crise no…

O Real Madrid deixou de lado, pelo menos temporariamente, a crise causada pelos maus resultados recentes com uma vitória por 4…