
Curso de Medicina da Ufes é autorizado em São Mateus, ES
- Educação
- 23/07/2025
- No Comment
- 2
Cmapus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em São Mateus
Reprodução/Ufes
O curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no campus de São Mateus, no Norte do estado, foi oficialmente autorizado nesta terça-feira (22). A portaria que libera a criação da graduação foi assinada no Palácio do Planalto, em Brasília.
A expectativa é que as primeiras aulas comecem no primeiro semestre de 2026, com 60 vagas oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Enquanto um novo prédio não é construído, as aulas vão ocorrer em espaços já existentes no campus da Ufes.
Ao todo, serão investidos cerca de R$ 30 milhões em obras, laboratórios, contratação de professores e compra de equipamentos. O novo espaço está previsto para ser entregue até o fim de 2026.
Este será o primeiro curso público de Medicina no interior do Espírito Santo. Segundo a universidade, a iniciativa deve beneficiar estudantes do próprio estado, além de candidatos do sul da Bahia e do leste de Minas Gerais.
LEIA TAMBÉM:
‘MORANGO DO AMOR’: procura pelo doce dispara, e lojas fecham as portas para focar na produção no ES
INVESTIGAÇÃO: Bebê de 35 dias morre durante consulta médica de rotina em Vila Velha
A implantação do curso também deve fortalecer a rede pública de saúde da região, com a oferta de estágios e atividades práticas nos serviços municipais de saúde de São Mateus.
A criação do curso vinha sendo discutida há mais de uma década. Em 2021, comissões internas foram formadas na Ufes para iniciar o processo. Em 2023, o projeto foi retomado após o fim da moratória que impedia a criação de novos cursos de Medicina no país.
No ano passado, o plano pedagógico foi aprovado pela universidade, e o curso foi incluído no planejamento institucional. Em 2024, o Governo Federal confirmou recursos por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Crianças estão ficando menos inteligentes e um dos motivos é o uso excessivo de telas
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Fonte Original do Artigo: g1.globo.com