
Crystal Palace confirma venda das ações de John Textor a empresário dono de franquia da NFL
- Goiás
- 23/06/2025
- No Comment
- 36
negócios
Jornal inglês afirmou que negócio foi fechado por 190 milhões de libras (R$ 1,4 bilhão)
Vitor Silva / BFR
O Crystal Palace, da Inglaterra, anunciou, nesta segunda-feira, que o empresário americano Woody Johnson, dono do New York Jets, uma franquia da NFL, assinou um contrato para a compra da participação de John Textor no clube. O valor da negociação não foi informado, mas o jornal The Guardian afirmou que o negócio foi fechado por 190 milhões de libras (R$ 1,4 bilhão).
“Podemos confirmar que Robert Wood Johnson “Woody” assinou um contrato legalmente vinculativo para comprar a participação da Eagle Football no clube”, escreveu o Crystal Palace.
Segundo o clube inglês, ainda falta a aprovação da Premier League e da Superliga Feminina para finalizar a operação. Contudo, o Crystal Palace acredita que isso não será um impeditivo para a chegada de Woody como sócio e diretor do clube.
O interesse de Textor em vender o Crystal Palace era antigo, mas foi acelerado para o clube poder disputar a próxima edição da Liga Europa. Como o empresário americano é dono do Lyon, que também participará do torneio, ele procurou a venda de sua parte dos ingleses, já que a Uefa não permite que times com os mesmos sócios disputem a mesma competição.
Textor adquiriu as ações do Crystal Palace em agosto de 2021 e conseguiu levar o clube a um título inédito. A equipe de Londres venceu o Manchester City e conquistou a FA Cup, no mês passado, garantindo o direito de participar de um torneio da Uefa pela primeira vez na história.
A notícia da venda de Textor é comemorada na França. Isto é porque a quantia pode ajudar ao empresário americano nos entraves que enfrenta com a DNCG (Direção Nacional do Controle de Gestão) da França. O empresário terá uma audiência na terça-feira, em Paris, para tentar comprovar que conseguiu angariar a quantia de 100 milhões de euros e, consequentemente, terá condições de manter o Lyon saudável financeiramente.
De acordo com o L’Équipe, a venda “chega tarde” para que Textor a utilize como argumento, “porque atualmente é difícil saber qual parte da quantia será destinada à administração do Lyon”, e porque “o processo para convencer o órgão supervisor a suspender suas sanções já está pronto”.
Confira o comunicado do Crystal Palace
“O Crystal Palace Football Club confirma que Robert Wood Johnson, “Woody”, empresário americano e coproprietário do New York Jets, assinou um contrato juridicamente vinculativo para a compra da participação da Eagle Football no clube. Embora a conclusão esteja pendente da aprovação da Premier League e da Superliga Feminina, não prevemos problemas e aguardamos ansiosamente a chegada de Woody como sócio e diretor do clube.
Gostaríamos de agradecer a John Textor por sua contribuição nos últimos quatro anos e desejar a ele muito sucesso no futuro.” (POR O GLOBO)