Coreia do Sul: Piloto desligou motor errado em acidente – 21/07/2025 – Mundo

Coreia do Sul: Piloto desligou motor errado em acidente – 21/07/2025 – Mundo

A investigação liderada pela Coreia do Sul sobre o acidente fatal do avião da Jeju Air em dezembro de 2024 tem “evidências claras” de que os pilotos desligaram o motor errado após uma colisão com pássaros, disse uma pessoa com conhecimento do assunto à agência de notícias Reuters nesta segunda-feira (21).

O acidente matou 179 pessoas no Aeroporto Internacional de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul. A pessoa ouvida pela Reuters disse que as evidências —que incluem o gravador de voz da cabine, dados de computador e um interruptor físico do motor encontrados nos destroços— mostraram que os pilotos desligaram o motor esquerdo em vez do direito ao tomar medidas de emergência após uma colisão com pássaros, pouco antes do pouso programado.

“A equipe de investigação tem evidências claras e dados de apoio, portanto, sua conclusão não mudará”, disse a pessoa à Reuters sob condição de anonimato, já que os investigadores não divulgaram um relatório oficial incluindo essas evidências.

O governo disse que exames dos motores recuperados do avião revelaram que não havia defeitos antes da colisão e da queda. A queda do Boeing 737-800 no Aeroporto de Muan, em 29 de dezembro, matou todos, exceto dois, dos 181 passageiros e tripulantes a bordo, e foi o desastre aéreo mais mortal em solo sul-coreano.

Os investigadores informaram aos familiares das vítimas, em uma entrevista coletiva no último sábado (19), que o motor direito havia sido mais severamente danificado por uma colisão com pássaros do que o esquerdo, e havia evidências circunstanciais de que os pilotos desligaram o motor esquerdo, menos danificado.

Veículos de comunicação sul-coreanos, incluindo MBN e Yonhap, noticiaram essa informação no sábado e domingo. O Conselho de Investigação de Acidentes de Aviação e Ferrovias da Coreia do Sul (ARAIB), que lidera a investigação, não respondeu a um pedido de comentário.

A Boeing encaminhou perguntas sobre o acidente para a ARAIB. A fabricante de motores CFM International também não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. A Jeju Air afirmou estar cooperando ativamente com a investigação da ARAIB e aguardando o anúncio oficial dos resultados.

A maioria dos acidentes aéreos é causada por múltiplos fatores e, segundo as regras internacionais, um relatório final é esperado dentro de um ano após o acidente.

Um relatório preliminar divulgado em janeiro afirmou que restos de pato foram encontrados em ambos os motores do avião da Jeju Air, mas não forneceu detalhes sobre a extensão dos restos ou danos encontrados em cada motor.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

‘Não esperem tristeza sobre Preta’

‘Não esperem tristeza sobre Preta’

Fiel escudeiro de Preta Gil, Gominho contou que passou por um ‘luto vivo’ nos últimos meses de vida da amiga; cantora…
DF oferece até R$ 9 mil em seu novo processo seletivo

DF oferece até R$ 9 mil em seu novo…

O Instituto Federal de Brasília (IFB), no Distrito Federal, divulgou seu edital nº 18/2025 para atender necessidade de excepcional interesse público.…
Grupo SEB Abre Vagas Para Estágio E Professor Assistente No Rio De Janeiro

Grupo SEB Abre Vagas Para Estágio E Professor Assistente…

Sobre o Grupo SEB: Com seis décadas de pioneirismo no cenário educacional, o Grupo SEB estabeleceu-se como uma comunidade global, vibrante…