
Congresso defende resolver IOF sem aumento de alíquota, diz Motta
- Brasil
- 09/07/2025
- No Comment
- 20
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quarta-feira (9/7) que o Congresso Nacional defende uma saída para o imbróglio envolvendo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que não envolva o “aumento de alíquota”.
“Eu tenho conversado com os líderes, nós temos feito sempre um debate que leva em consideração, sim, a busca por uma solução para as contas em 2025, 2026, porém, sendo extremamente preciso naquilo que, para nós, é importante, que é buscarmos resolver essa situação sem termos aumento de alíquota. É isso que nós temos defendido, não só a Câmara como também o Senado, as saídas e as medidas são muitas”, defendeu.
Na noite de terça-feira (8/7), Motta se reuniu, ao lado do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), com o ministro da Fazenda Fernando Haddad e com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Motta definiu o encontro como “uma conversa tranquila” e “colaborativa de ambas as partes”, apesar de ainda sem um desfecho.
“Não há, do Legislativo, o interesse de usurpar aquele papel que tem que ser cumprido pelo Executivo, que é propor, através do ministro da Fazenda e sua equipe, as saídas para essa situação”, afirmou o presidente da Câmara.
Perguntado sobre a posição que defenderá na audiência de conciliação marcada no STF para a próxima semana, o parlamentar paraibano não quis adiantar as alternativas que serão defendidas pelo Legislativo.
“Até para que se tenha êxito nessa negociação, nós temos que, nesse momento, cada um com a sua responsabilidade, discutir internamente para que, ao final, seja publicizado aquilo que realmente for fruto desse acordo e não gerar mais especulação diante de um assunto já amplamente discutido, amplamente debatido e com tantas divergências”, argumentou.