Comissão de Ética arquiva processo contra ex-secretário – 09/09/2024 – Painel

Comissão de Ética arquiva processo contra ex-secretário – 09/09/2024 – Painel

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República arquivou procedimento contra o ex-secretário nacional de Justiça Augusto de Arruda Botelho, pelo fato de ele ter voltado a advogar menos de seis meses depois de ter deixado o cargo, em janeiro deste ano.

O caso foi revelado pelo portal Metrópoles. A suspeita seria de conflito de interesses. Entre os casos listados está o fato de Botelho ter entre seus clientes o Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), em uma ação que tramita no Supremo Tribunal Federal relatada pelo ministro Flávio Dino, que foi titular da pasta da Justiça e ex-chefe do advogado.

Em sua defesa, Botelho disse que assumiu a causa antes de Dino ser designado relator. Acrescentou ainda que lida com temas relativos ao Ibram há mais de 20 anos, e que o assunto não tem nenhuma relação com a Secretaria Nacional de Justiça.

Em sua decisão, o relator, conselheiro Georghio Tomelin, concordou com os argumentos.

“Ante o exposto, reputo insuficiente a materialidade para ensejar o seguimento processual; primeiro, porque não há, nos autos, elementos concretos capazes de comprovar a violação do art. 5º da Lei de Conflito de Interesses, não sendo admitido o potencial conflito de interesses; segundo, porque o interessado cumpriu os deveres éticos de mitigar o potencial conflito de interesses”, declarou.

A decisão foi referendada pela Comissão em 28 de agosto.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Estudo mostra que mancha de poluição no Tietê aumentou 29%

Estudo mostra que mancha de poluição no Tietê aumentou…

Ás vésperas do Dia do Rio Tietê, celebrado no próximo domingo (22), programa de monitoramento da Fundação SOS Mata Atlântica revelou que…
Modelo trans é morta a facadas um dia após aprovação de lei contra direitos LGBTQIA+, na Geórgia

Modelo trans é morta a facadas um dia após…

Kesaria Abramidze tinha 37 anos e foi assassinada dentro do próprio apartamento. Investigação aponta que crime foi cometido por questões de…
Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no Maracanã

Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no…

Com uma atuação marcada pela pouca criatividade e pela baixa produtividade ofensiva, o Flamengo foi superado pelo Peñarol (Uruguai) pelo placar…