
‘Comece hoje, não deixe para…’
- Famosos
- 11/07/2025
- No Comment
- 18
Em conversa com a CARAS Brasil, a geriatra Roberta França explica como garantir um envelhecimento saudável e ativo como de Helô Pinheiro
Aos 82 anos, Helô Pinheiro segue sendo inspiração de saúde, leveza e alegria. A eterna Garota de Ipanema comemorou seu aniversário na última segunda-feira (07), mostrando que o tempo só fez bem à sua energia. Em suas redes sociais, Helô já mostrou como a dança e atividade fisica lhe dá “liberdade”.
Para entender como é possível envelhecer com saúde e disposição, a CARAS Brasil conversou com a médica geriatra Roberta França, que compartilhou orientações preciosas sobre os cuidados com o corpo e a mente na terceira idade.
Dança e movimento
Helô Pinheiro já declarou que a dança tem um efeito transformador em sua vida. E a ciência está do lado dela. Segundo a especialista, a atividade física, especialmente aquela que desperta prazer, pode ter efeitos notáveis na saúde de quem passou dos 60 anos.
“A dança é libertadora em todos os sentidos. Dançar faz bem para o corpo físico, para o corpo mental e emocional. Eu digo sempre que a melhor atividade física para o idoso é aquela que ele efetivamente consegue executar — e que esteja disposto a executar”, explica a médica.
A médica reforça que não há mais espaço para ideias ultrapassadas sobre o que o idoso pode ou não fazer: “Essa ideia de que a melhor atividade física para o idoso é hidroginástica é uma atividade que já caiu por terra e que não faz o menor sentido. O idoso pode praticar qualquer atividade física: ele pode fazer dança, pode fazer luta, pode fazer academia, pode fazer jiu-jitsu se ele quiser — desde que esteja amparado por um profissional capacitado, que ele tenha entendimento do seu corpo e, principalmente, das limitações que muitas vezes esse corpo vai ter. E a gente precisa respeitar os nossos limites. Respeitando o limite, o céu é o limite também.”
“É melhor começar aos 80 do que nunca buscar mudar”
Para quem acredita que é tarde demais para começar uma rotina ativa, a médica é direta e motivadora: o momento certo é agora. Mesmo que a pessoa nunca tenha feito exercício físico antes, ainda é possível colher os benefícios da movimentação regular.
“Começar é sempre fundamental, não importa a idade. Isso eu digo sempre para os meus pacientes: qualquer exercício é melhor que exercício nenhum, qualquer atividade é melhor que atividade nenhuma. É melhor você começar aos 70 do que não começar nunca. É melhor você começar aos 80 do que não buscar mudar nunca”, afirma.
Segundo a especialista, não se trata de buscar perfeição ou alta performance, mas de garantir autonomia e qualidade de vida: “A atividade física é sempre necessária. Mexer o corpo é fundamental para que você tenha seus movimentos garantidos e sua autonomia no envelhecimento. A melhor atividade, como eu disse, é aquela que você consegue cumprir. Não importa o que você vai fazer, importa a frequência com que você vai fazer.”
Criar hábito, mesmo que com pequenas metas diárias, é o que realmente importa, reforça: “Você precisa fazer. Precisa criar rotina, criar hábito. E começar um exercício, mesmo que seja uma caminhada de 5 minutos por dia, é melhor do que você não fazer caminhada nenhuma. Então, qualquer atividade deve ser começada. O grande objetivo é: comece hoje, não deixe para amanhã. E, com certeza, essa receita não tem contraindicação.”
Leia também: Ticiane Pinheiro abre o coração em homenagem à mãe, Helô: ‘Inspiração’