Cidades inteligentes lideram propostas sobre tecnologia nas 5 maiores capitais, diz estudo

Cidades inteligentes lideram propostas sobre tecnologia nas 5 maiores capitais, diz estudo

As cidades inteligentes têm o maior foco nas propostas de inovação e tecnologia entre os candidatos das cinco maiores capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.

A área corresponde a 46% das 147 propostas do tema dos 13 candidatos analisados nas cidades, de acordo com o estudo publicado pelo Reglab. O centro de pesquisas aponta tendências e ajuda no desenvolvimento de setores de tecnologia e mídia.

Os projetos predominantes em cidades inteligentes são para governo digital, seguidas por iniciativas de segurança pública, saúde, regulamentação e zeladoria e infraestrutura urbana.

A pesquisa, intitulada Cidades do Amanhã – Inovação e Tecnologia nas Eleições Municipais de 2024, também identificou planos em mais três áreas:

  • Ciência, tecnologia e inovação: a área está presente nos planos de governo de 10 dos 13 candidatos, com iniciativas nos campos de pesquisa e desenvolvimento, fomento econômico e cooperação entre governo, academia e setor privado;
  • Inclusão digital: há 16 propostas relacionadas com competências digitais e outras 10 focadas em conectividade;
  • e Empreendedorismo e startups: é a que representa o menor volume entre os temas, com 15%.

Destaques

A cidade que apresenta o maior número de propostas de inovação e tecnologia entre os três principais candidatos, com 51 no total, é Fortaleza. As principais são relacionadas as demandas locais, como a instalação de data centers e a gestão de resíduos.

Na outra ponta está Belo Horizonte, com o menor número — 14 no total.

A inteligência artificial foi mencionada em ao menos 17 propostas, também com destaque para Fortaleza, onde inclusive é proposta a criação de uma secretaria municipal para o tema por alguns dos candidatos.

Com a exceção de São Paulo, as outras quatro capitais incluem ao menos uma proposta de videomonitoramento para segurança pública, com o uso de tecnologias como reconhecimento facial.

Agora, em todas as cidades abordadas na pesquisa, é proposta a criação de marcos regulatórios municipais para a inovação.

O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?

Fonte Original do Artigo: www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

Turma do STF forma maioria para negar recursos do X e de Monark e manter perfis do influencer bloqueados | Política

Turma do STF forma maioria para negar recursos do…

“Não bastasse, a criação de novos perfis se revela como um artifício ilícito utilizado para produzir (e reproduzir) conteúdo que já…
Seca na Amazônia: hidrelétricas têm baixíssimo desempenho – 26/09/2024 – Ambiente

Seca na Amazônia: hidrelétricas têm baixíssimo desempenho – 26/09/2024…

As mega usinas hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte, localizadas na Amazônia, foram uma aposta dos primeiros dois mandatos…
CBF libera convocação de Luiz Henrique e Paquetá, suspeitos em apostas

CBF libera convocação de Luiz Henrique e Paquetá, suspeitos…

Seleção Brasileira Nesta sexta-feira, o técnico Dorival Jr poderá convocar ambos os atletas para as eliminatórias em jogos contra Peru e…