China confirma que Xi Jinping não virá ao Brasil para o Brics

China confirma que Xi Jinping não virá ao Brasil para o Brics

A China confirmou, nesta quarta-feira (2), que Xi Jinping não comparecerá à cúpula do Brics, que será realizada no Rio de Janeiro nos próximos dias 6 e 7. O país será representado no evento pelo primeiro-ministro, Li Qiang. Esta é a primeira vez que o ditador chinês não participa de forma presencial ou virtual de um encontro do bloco desde que chegou ao poder em 2013. Sua ausência na cúpula do Brasil não foi justiticada.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, anunciou em entrevista coletiva que Li viajará ao Brasil e afirmou que, para a China, o bloco é “a principal plataforma de solidariedade e cooperação entre os países com economias emergentes”.

De acordo com fontes citadas pelo jornal local South China Morning Post, Pequim teria comunicado ao governo federal que a ausência de Xi se deve a um conflito de agenda, no entanto, ele não tem outra viagem programada oficialmente para essas datas, e também não há visitas oficiais de representantes estrangeiros anunciadas.

A ausência do líder chinês soma-se à do ditador russo, Vladimir Putin, que não comparecerá à reunião devido a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional por crimes cometidos durante a guerra na Ucrânia. Ele será representado pelo chanceler, Sergey Lavrov.

A China, juntamente com Brasil, Rússia e Índia, é um dos membros fundadores do grupo, ao qual mais tarde se juntaram África do Sul e, nos últimos anos, Etiópia, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos e Indonésia.

A cúpula do Brics ocorre em um momento de possível expansão do grupo na Ásia, com países como Tailândia e Vietnã manifestando interesse em se juntar ao bloco, formado inicialmente como uma aliança de caráter econômico, e que busca ser uma alavanca política frente aos EUA e aos atores políticos de seu entorno.

VEJA TAMBÉM:

  • Rússia alfineta governo Lula e diz que Putin não virá ao Brasil para cúpula do Brics
  • Sem mencionar EUA e Israel, Brics condena ataques a instalações nucleares do Irã

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…