Cardeais denunciam ‘capitalismo verde’ em recado a Leão 14 – 01/07/2025 – Ambiente

Cardeais denunciam ‘capitalismo verde’ em recado a Leão 14 – 01/07/2025 – Ambiente

Líderes católicos entregaram um recado dos países em desenvolvimento ao papa Leão 14: um “chamado por justiça climática” assinado por conferências e conselhos episcopais que reúnem América Latina, África e Ásia, elaborado especialmente para a COP30, conferência da ONU que será realizada em Belém em novembro.

O texto critica o “capitalismo verde”, enquadrado como uma “uma alteração da narrativa, a favor dos interesses dominantes, que não intervém nas causas do colapso ambiental vigente”.

Aqui cabe uma citação a papa Francisco: “Devemos superar a lógica de nos apresentarmos sensíveis ao problema e, ao mesmo tempo, não termos a coragem de efetuar mudanças substanciais”.

O documento também questiona “falsas soluções”, como uma “natureza transformada em mercadoria”, e sugere que nações ricas paguem sua dívida ecológica, abandonem os combustíveis fósseis e promovam uma transição energética justa.

Isso deve ser feito “sem endividar ainda mais o Sul [Global], para reparar perdas e danos e promover resiliência na África, América Latina e Caribe, Ásia e Oceania”, diz a mensagem.

Ela menciona a “Laudato Si“, encíclica ambiental divulgada dez anos atrás por Francisco, e fala em “coragem profética” para cobrar Leão 14 “seu compromisso inabalável com a dignidade humana, a paz, a opção preferencial pelos empobrecidos, a justiça climática e socioecológica, e o cuidado com a Casa Comum”.

A iniciativa está em sintonia com a posição da Igreja Católica sobre o tema nos últimos anos, de forte apelo ambientalista. Papa Francisco bateu insistentemente nessa tecla.

Em entrevista à Folha, antes do conclave que definiu o novo pontífice, dom Jaime Spengler, o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), disse que Francisco deixaria de herança uma igreja cada vez mais comprometida com a causa verde. O papa morto em abril promoveu um inédito Sínodo da Amazônia, em 2019, além de ter lançado “Laudato Si“, documento papal que defende o zelo com a natureza.

Dom Jaime preparou um discurso em nome do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano), do qual também é presidente, para leitura desta terça (1º).

“Levanto uma voz que não é só minha, mas dos povos amazônicos, dos mártires da terra, das comunidades ribeirinhas, indígenas, afrodescendentes, camponesas e urbanas que cuidaram com ternura da vida em meio à ameaça, situação que nos levou a lançar, há alguns meses, uma campanha para defendê-los: ‘A vida está por um fio'”, diz o texto.

Também está lá o rechaço a “financeirização da natureza”, com “mercados de carbono, as chamadas ‘monoculturas energéticas’ sem consulta prévia, a recente abertura de novos poços de petróleo, ainda mais grave na amazônia, e a mineração abusiva em nome da sustentabilidade”.

“Estamos convencidos”, afirma o cardeal, “de que a conversão ecológica não é uma opção para os cristãos, mas um chamado do Evangelho”.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…