Captura de carbono: Noruega lança projeto bilionário – 17/06/2025 – Mercado

Captura de carbono: Noruega lança projeto bilionário – 17/06/2025 – Mercado

A Noruega lançou a maior operação mundial em escala completa de CCS (captura e armazenamento de carbono industrial, na sigla em inglês), investindo bilhões de dólares em subsídios neste empreendimento para capturar emissões de produtos altamente poluentes como o cimento.

O primeiro carregamento de dióxido de carbono saiu da fábrica da Heidelberg Materials, em Brevik, no sul da Noruega, por navio neste mês e será injetado em reservatórios sob o Mar do Norte em agosto pelo consórcio Northern Lights, que inclui as petrolíferas Equinor, Shell e TotalEnergies.

O custo do projeto Longship para os primeiros 10 anos está estimado em 34 bilhões de coroas norueguesas (R$ 18,9 bilhões), dos quais a Noruega, rica em petróleo e gás, está subsidiando 22 bilhões de coroas (R$ 12,23 bilhões).

O projeto está programado para armazenar 5 milhões de toneladas de dióxido de carbono sob o mar, uma pequena fração das mais de 2,5 bilhões de toneladas de emissões produzidas anualmente pela indústria de cimento.

“A transição verde não é fácil, mas é possível”, disse Terje Aasland, ministro de energia da Noruega, ao iniciar o projeto.

Defensores de CCS argumentam que esta é a solução mais promissora para os setores que tem dificuldade para reduzir suas emissões, como cimento, aço e energia a carvão.

Mas os críticos afirmam que é um processo caro, difícil de ser implantado e dependente de muito subsídio. De acordo com eles, o método é difícil de ser adotado por governos com restrições financeiras, exceto para países como a Noruega, o maior produtor de petróleo da Europa Ocidental e sede do maior fundo soberano do mundo.





Para nós, este projeto teria sido impossível sem o apoio do governo norueguês. O risco teria sido simplesmente alto demais

Von Achten disse ao Financial Times que a empresa debateu comercializar seu produto “evoZero” como algo diferente de cimento enquanto tenta justificar um prêmio verde alto, mas não especificado, para o produto.

O projeto Longship capturará cerca de 400 mil toneladas de dióxido de carbono anualmente de sua fábrica em Brevik e, a partir de 2029, deverá adicionar 350 mil toneladas de uma usina de resíduos municipais em Oslo.

O governo da Noruega liberou nesta terça-feira (17) para a segunda parte do projeto, que aumentará a capacidade de armazenamento de 1,5 milhão de toneladas sob o mar para 5 milhões de toneladas.

A Europa tem lutado para competir em certas tecnologias verdes, incluindo baterias, já que os governos hesitaram em dar apoio estatal generoso a empresas como a Northvolt, que faliu na Suécia no início deste ano.

Jens Stoltenberg, atual ministro das finanças da Noruega, chamou a CCS de “pouso na lua” do país nórdico quando lançou um grande projeto em 2007, mas este foi posteriormente cancelado devido ao aumento dos custos.

Aasland e Von Achten se recusaram a dizer exatamente quanto tempo levará para que os subsídios não sejam mais necessários. Mas o ministro norueguês avaliou que o preço das licenças de carbono na Europa poderia se tornar tão alto que o projeto seria comercialmente viável dentro de cerca de 10 a 15 anos.

A Noruega espera que empresas como a Equinor ajudem a desenvolver uma série de gasodutos pela Europa para reduzir o custo de transporte de dióxido de carbono de fábricas emissoras no continente para o Mar do Norte.

Albert Rösti, ministro de energia da Suíça, disse na terça-feira que a CCS é “cara demais” para seu país sem litoral e que seria o “último passo” para atingir as metas climáticas após medidas mais fáceis, como reduzir as emissões de transporte, mas ele elogiou a iniciativa norueguesa. “Não é apenas teoria. A Noruega começou a agir”.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Starlink, serviço de internet de Musk, apresenta instabilidade nesta quinta

Starlink, serviço de internet de Musk, apresenta instabilidade nesta…

Equipamento da Starlink, empresa de Elon Musk, exposta na Agrishow 2023 em Ribeirão Preto, SP Érico Andrade/g1 A Starlink, serviço de…
Terra esgota nesta quinta recursos ecológicos para 2025 – 24/07/2025 – Ambiente

Terra esgota nesta quinta recursos ecológicos para 2025 –…

Esta quinta-feira, 24 de julho, marca a data em que a humanidade consumiu a cota de recursos ecológicos de um ano…
Filho agride a mãe para conseguir dinheiro, em Uruaçu

Filho agride a mãe para conseguir dinheiro, em Uruaçu

VIOLÊNCIA Mãe relata que episódios de violência por parte do filho se repetem desde janeiro deste ano. Ele também já agrediu…