Brasília faz harmonização artificial – 08/02/2025 – Dora Kramer

Brasília faz harmonização artificial – 08/02/2025 – Dora Kramer

Harmonia foi a palavra campeã nas falas dos comandantes dos Três Poderes por ocasião da reabertura dos trabalhos do Legislativo e do Judiciário. Os recados detectados nas entrelinhas ficam na conta livre das interpretações.

A se enxergar o ambiente pelo prisma dos discursos de Luiz Inácio da Silva (PT), Hugo Motta (Republicanos), Davi Alcolumbre (União) e Luís Roberto Barroso, a conclusão seria a de que o perfeito entendimento reinaria sobre a República.

Ocorre que a necessidade de reafirmar afinidades com tanta veemência e insistência já demonstra que suas excelências falaram justamente do que faz falta.

A amizade com os chefes da Câmara e do Senado preconizada por Lula, a promessa de ajudar o governo feita por Motta e Alcolumbre e as loas à convivência entre pessoas “que se querem bem” tecidas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, contrastam com a realidade dos ruídos e disputas por protagonismo constantes no convívio das instituições.

No chão do Parlamento vimos a guerra de bonés e palavras de ordem entre governistas e oposicionistas num clima que antecipa dificuldades para a construção de consensos em torno de pautas caras ao Planalto.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, já avisa: se não mudar o rumo da gastança, Lula não terá apoio no Congresso e pior, tende a se dar mal na eleição de 2026.

Na agenda do STF os temas não falam exatamente a respeito de convergências. No meio dos embates, o Executivo se posiciona de forma hesitante para não desagradar a nenhum dos dois.

A sintonia da teoria não existe na prática. O desequilíbrio entre os Poderes é patente e a tensão permanente. Não se pode falar em normalidade num cenário em que o Planalto escora sua fragilidade no Judiciário que, por sua vez, serve como estuário de contestação a decisões do Legislativo que desagradam o lado perdedor.

Os ditos na reabertura serão testados no decorrer dos trabalhos, a começar pelo enrosco das emendas de cuja solução dependem a reforma ministerial e a aprovação do Orçamento.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Bárbara Evans revela como descobriu picada de escorpião no filho

Bárbara Evans revela como descobriu picada de escorpião no…

Após susto com um dos filhos, Bárbara Evans contou que encontrou o escorpião na sala de sua casa: ‘Baita de um…
Direcional Engenharia Anuncia Vagas Para Assistente Administrativo, Aprendiz, Auxiliar De Segurança Do Trabalho E Mais No RJ

Direcional Engenharia Anuncia Vagas Para Assistente Administrativo, Aprendiz, Auxiliar…

Direcional Engenharia anuncia vagas para Assistente Administrativo, Aprendiz, Auxiliar de Segurança do Trabalho e mais no RJ Sobre a empresa: A…
Bortoleto bate em sua estreia na F1, no GP da Austrália – 16/03/2025 – Esporte

Bortoleto bate em sua estreia na F1, no GP…

A F1 teve uma abertura de temporada caótica na madrugada deste domingo (16), com o GP da Austrália. A chuva esteve…