Brasil vence Paraguai e se classifica para a Copa do Mundo – 10/06/2025 – Esporte

Brasil vence Paraguai e se classifica para a Copa do Mundo – 10/06/2025 – Esporte

Em seu segundo jogo à frente da seleção brasileira, Carlo Ancelotti conquistou sua primeira vitória. Mais do que isso: o triunfo por 1 a 0 sobre o Paraguai, na noite de terça-feira (10), na Neo Química Arena, em São Paulo, confirmou a classificação da equipe canarinho para a Copa do Mundo de 2026.

Depois da derrota da Venezuela para o Uruguai, por 2 a 0, em partida que começou cerca de uma hora e meia antes de a bola rolar em Itaquera, bastava à formação brasileira vencer seu compromisso para alcançar a meta.

Terceiro na tabela das Eliminatórias, com 25 pontos somados, o Brasil abriu sete de vantagem sobre a Venezuela, que está em sétimo lugar, na zona de repescagem, a duas rodadas do fim do certame. Assim, na pior das hipóteses, o time que agora é dirigido por Ancelotti terminará o torneio qualificatório na sexta posição, que vale vaga direta na Copa.

Também já estão classificados, na América do Sul, a Argentina e o Equador.

Aniversariante do dia, Ancelotti entrou em campo e viu um mosaico no setor leste do estádio, com a frase “Parabéns, Carletto”. A torcida aplaudiu quando foi anunciado o nome do treinador de 66 anos, que agradeceu: “Fiquei muito contente com a recepção da torcida”.

O triunfo não foi fácil. O Paraguai adotou em São Paulo uma forte retranca, buscando o empate que o classificaria para o Mundial. Diferentemente do que apresentou na estreia do técnico italiano, no empate sem gols com o Equador, o Brasil teve mais a bola e buscou alternativas ofensivas.

Ciente de que o adversário adotaria estratégia bem diferente da usada pelo Equador, o treinador mexeu na equipe na tentativa de destravar um futebol mais envolvente. Com a volta de Raphinha, que retornou de suspensão e teve a companhia de Gabriel Martinelli, Matheus Cunha e Vinicius Junior na frente, a seleção brasileira passou boa parte do jogo no ataque, rodando a bola, até abrir os espaços na defesa paraguaia.

Embora tenha criado poucas chances claras no primeiro tempo, conseguiu abrir o placar aos 44 minutos, quando Matheus Cunha roubou a bola e a carregou antes de servir Vinicius Junior, que fez o desvio na pequena área.

O gol foi fundamental para manter a exigente torcida paulista ao lado do time. Mais de 45 mil estiveram no estádio a despeito do frio de 13ºC. Enquanto o placar estava zerado, protestaram contra os atletas paraguaios que tentavam ganhar a tempo a cada interrupção.

Nem com o gol de Vinicius o Paraguai se expôs. A equipe comandada pelo argentino Gustavo Alfaro manteve uma formação cautelosa e arriscou um pouco mais apenas na meia hora final, levando perigo em bolas paradas. O Brasil conseguiu neutralizar essas investidas e sustentou a vitória.

A seleção, assim, selou sua classificação no mesmo palco em que o fizera nas duas Eliminatórias anteriores. Foi também no estádio do Corinthians, em Itaquera, que o time se classificou para os Mundiais de 2018 e 2022.

Na jornada até a Copa de 2018, na Rússia, a vaga foi assegurada com vitória sobre o próprio Paraguai, em março de 2017, por 3 a 0. Em 2021, o passaporte foi carimbado para o Mundial no Qatar com triunfo por 1 a 0 sobre a Colômbia.

O jogo desta terça foi o sexto da seleção brasileira na Neo Química Arena, e a vitória a manteve com 100% de aproveitamento no local. São, agora, quatro vitórias pelas Eliminatórias, uma pela Copa América de 2019 e uma na abertura do Mundial de 2014, 3 a 1 sobre a Croácia.

A confirmação com duas rodadas de antecedência dará a Ancelotti tranquilidade para fazer testes nos próximos jogos da seleção —algo raro nos últimos tempos.

Mesmo com a mudança no formato, com seis países classificando-se diretamente ao Mundial, a jornada irregular da seleção brasileira impediu que esse tipo de trabalho pudesse ser feito com mais tempo, como faz, por exemplo, a Argentina. Os atuais campeões mundiais garantiram vaga em março deste ano, na 14ª rodada, com goleada sobre o Brasil, por 4 a 1.

A derrota diante da Argentina marcou o fim da passagem de Dorival Júnior, demitido em 28 de março. A equipe nacional ficou quase dois meses sem comando até o acerto com Ancelotti, anunciado em 12 maio, tornando-se o quarto estrangeiro no comando. Estiveram antes no cargo o uruguaio Ramón Platero (1925), o português Joreca (1944) e o argentino Filpo Núñez (1965).

Desde a sua chegada, Ancelotti tem sido abraçado por torcedores e por boa parte da imprensa, sobretudo por seu sucesso no Real Madrid —com 15 títulos conquistados, é o mais vitorioso treinador da história do clube.

Por isso a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ainda sob o comando de Ednaldo Rodrigues, pouco antes de seu afastamento da presidência da entidade, topou pagar cerca de R$ 5 milhões por mês para contar com o italiano em seu corpo técnico. O substituto de Ednaldo, Samir Xaud, não mudou o plano.

O principal objetivo com o investimento é brigar pelo título da Copa do Mundo de 2026.


Eliminatórias da Copa do Mundo

Brasil 1 x 0 Paraguai

Estádio: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Data: 10 de junho de 2025 (quinta), às 21h45

Árbitro: Facundo Tello (ARG)

Cartões amarelos: Vinicius Junior (BRA) e Junior Alonso (PAR)

Gol: Vinicius Junior, aos 44 minutos do primeiro tempo

Brasil: Alisson; Vanderson (Danilo), Marquinhos Alex e Alex Sandro (Beraldo); Casemiro, Bruno Guimarães, Raphinha e Martinelli; Matheus Cunha (Gerson) e Vinicius Junior (Richarlison)

Técnico: Carlo Ancelotti

Paraguai: Gatito Fernández; Cáceres; Gustavo Gómez, Alderete e Junior Alonso (Sández); Diego Gómez (Ángel Romero), Cubas, Villasanti (Bobadilla) e Almirón (Kaku Romero); Enciso e Sanabria (Ávalos)

Técnico: Gustavo Alfaro

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Israel diz que 3 morreram em ataques a Tel Aviv; Irã afirma que ação em Teerã matou 60

Israel diz que 3 morreram em ataques a Tel…

Ambos os países prosseguem com as hostilidades. Regime iraniano diz que mais dois subcomandantes morreram em ataque israelense. Israel diz que…
Banco de sangue do Hospital das Clínicas recebe doadores com festa junina

Banco de sangue do Hospital das Clínicas recebe doadores…

SAÚDE Doação de sangue acontecerá em clima junino no sábado, data em que se celebra o Dia Mundial do Doador de…
Nunes quer reeleição de chefe da Câmara e contraria União – 14/06/2025 – Painel

Nunes quer reeleição de chefe da Câmara e contraria…

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) acionou vereadores da sua base para articular um movimento que garanta a permanência do vereador Ricardo…