Brasil e Ucrânia se reaproximam após desencontro entre Lula e Zelensky

Brasil e Ucrânia se reaproximam após desencontro entre Lula e Zelensky

A tensão diplomática entre Brasil e Ucrânia diminuiu, no último mês, após um desencontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Volodymyr Zelensky na cúpula do G7, realizada no Canadá.


O que está acontecendo?

  • Desde o início do governo Lula 3, o Brasil é alvo de críticas por parte da Ucrânia.
  • Para o governo de Volodymyr Zelensky, gestos e falas do líder brasileiro são vistos como posicionamentos pró-Rússia.
  • A situação entre os dois países escalou após Lula viajar à Rússia, no início de maio, para participar das comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória em Moscou.
  • Na época, o governo ucraniano recusou ao menos duas tentativas de conversas telefônicas entre Lula e Zelensky.
  • A tentativa de reaproximação de Lula com Zelensky foi vista por Kiev como um gesto de “cinismo”, com o objetivo de “mascarar” um possível novo sinal positivo a Putin.
  • A diplomacia brasileira nega qualquer crise na relação entre os dois países. 
  • Na última cúpula do G7, no Canadá, um encontro entre os dois presidentes chegou a ser anunciado. A reunião, porém, não aconteceu devido a problemas de agenda. 

O encontro de líderes da sete maiores economias mundias — e convidados — seria a primeira oportunidade de um novo encontro entre os dois líderes, que não se reuniam desde 2023, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Atrasos na programação da cúpula, porém, inviabilizaram a reunião. Na época, o Palácio do Planalto informou que Lula precisou deixar o Canadá antes de atender ao pedido de reunião proposto por Zelensky, pois seu voo tinha hora marcada para retornar o Brasil.

Mesmo com o desencontro, a diplomacia brasileira viu a tentativa de reaproximação como uma sinalização positiva após meses de atrito. O encontro ocorreria, segundo fontes diplomáticas brasileiras ouvidas pelo Metrópoles, depois de esforços “dos dois lados”.

“Foi um gesto importante e que foi trabalhado pelos dois lados para ocorrer, mas esbarrou na agenda sempre imprevisível na cúpulas como a do G7, em que as bilaterais paralelas dependem do programa principal”, disse uma autoridade com conhecimento sobre as negociações. “Nosso presidente [Lula] também tinha muito pouco tempo no Canadá, dada agenda interna e restrições rigorosas de tráfego aéreo para decolagem”.

1 de 3

Lula e Zelensky já falaram, mas por videoconferência

Ricardo Stuckert/PR

3 de 3

Lula e Zelensky

Ricardo Stuckert/PR

Definição de um novo embaixador pode acontecer em julho

O passo positivo de Lula e Zelensky para uma possível reconciliação surge no momento em que, desde o início de junho, a embaixada da Ucrânia no Brasil está sem embaixador.

O antigo chefe da missão diplomática, Andrii Melnky, deixou o posto em Brasília para assumir um posto na Organização das Nações Unidas (ONU).

Por conta de insatisfações com o posicionamento brasileiro sobre a guerra, o governo da Ucrânia decidiu deixar o posto vazio, como um sinal. No mundo da diplomacia, o gesto é visto como um sinal de descontentamento de um país em relação e outro.

Conforme antecipado pelo Metrópoles, o governo da Ucrânia deve decidir sobre a indicação de um embaixador para o país no fim de julho.

 

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com Teo Teló

Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com…

Tá grávida! Gabi Luthai faz vídeo encantador para celebrar a segunda gravidez, fruto do casamento com Teo Teló A cantora Gabi…
Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de 50 vagas

Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de…

A Prefeitura do Município de Teixeira Soares, no estado do Paraná, em parceria com o Instituto Evo (Evolução Consultoria LTDA), abriu…
Oportunidades Para Operador De Estoque E Vendedor Técnico

Oportunidades Para Operador De Estoque E Vendedor Técnico

Sobre a Autoglass: A Autoglass é um Grupo brasileiro que acredita no poder da inovação e da tecnologia para transformar negócios,…