
Bom Jesus da Penha – MG abre seleção para Conselheiro Tutelar
- Concursos
- 11/07/2025
- No Comment
- 21
Saiu o novo processo seletivo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bom Jesus da Penha), em Minas Gerais. Desta vez, de acordo com a Resolução Editalícia nº 001/2025, serão escolhidos novos membros do Conselho Tutelar do município.
continua depois da publicidade
Estão em disputa uma vaga de Conselheiro Tutelar titular e cinco vagas para suplentes, com remuneração de R$ 1.518,00 mensais, acrescida de cesta básica.
O mandato será exercido conforme a legislação vigente e em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Inscrições

Processo seletivo CMDCA de Bom Jesus da Penha – MG. Foto: montagem / Concursos no Brasil
As inscrições serão realizadas de forma presencial entre os dias 10 e 21 de julho de 2025, na sede do CRAS de Bom Jesus da Penha, localizada na Rua Domingos Barulho, nº 74, Centro. Os documentos exigidos estão descritos no edital e devem ser entregues no ato da inscrição.
continua depois da publicidade
Quem pode participar
Para concorrer, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter no mínimo 21 anos completos;
- Residir no município;
- Ensino médio completo (comprovado na posse);
- Estar em pleno gozo dos direitos políticos;
- Possuir idoneidade moral (comprovada por certidões negativas);
- Não ter sido destituído da função de conselheiro nos últimos cinco anos;
- Ser aprovado em prova objetiva sobre o ECA (a Lei Federal nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) atualizado pela Lei 12.069/12).
Etapas do processo
O processo de escolha será composto por cinco etapas: inscrição das pessoas; prova de conhecimentos (marcada para o dia 03 de agosto de 2025); eleição por voto popular; capacitação inicial obrigatória; e homologação, diplomação e posse.
A prova objetiva conterá 30 questões de múltipla escolha e terá caráter eliminatório. Serão aprovados os candidatos que obtiverem no mínimo 60% de acertos.
continua depois da publicidade
Os candidatos aprovados na prova poderão realizar campanha eleitoral nos dias previstos na Resolução, exclusivamente com divulgação gratuita (proibido impulsionamento pago).
Saiba de todos os detalhes consultando a página oficial da empresa Recrutamento Brasil.