Bolsonaro defende Eduardo em comissão e cita elo com Trump – 12/03/2025 – Poder

Bolsonaro defende Eduardo em comissão e cita elo com Trump – 12/03/2025 – Poder

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quarta-feira (12) não ver crise na indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL) para a Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Ele afirmou ainda que seu filho e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são amigos.

“Eduardo é amigo de Trump. Isso é ruim? Queria que fosse amigo de quem? Do [Nicolás] Maduro? Acha que isso é crise? É solução”, disse.

A declaração foi dada a jornalistas ao chegar numa churrascaria para almoçar com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Eles foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a retomar contato após mais de um ano sem se falar.

O grupo ocupava duas mesas, com funcionários do partido e parlamentares, como o deputado Altineu Cortes (PL-RJ) e o senador Portinho (PL-RJ). A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o ex-ministro João Roma também participaram.

Como mostrou a Folha, parlamentares do PT falam em ruídos nas relações diplomáticas do Brasil, inclusive com o próprio STF, para tentar evitar a escolha de Eduardo Bolsonaro para presidir a comissão.

Deputados petistas citam, por exemplo, o périplo do filho de Bolsonaro nas últimas semanas pedindo a autoridades dos EUA sanções contra o ministro Alexandre de Moraes para justificar essa tese. Entre eles, há esperança de sensibilizar a cúpula da Casa ou líderes do centrão contra essa possibilidade.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), nega que haja uma crise com o Supremo por conta da indicação e diz que não há como intervir nisso.

“Não acredito que seja uma crise, até porque essa distribuição pelos partidos, das comissões, é uma coisa que já é conhecida por todos, é uma praxe regimental, não há muito o que o presidente fazer. Porque isso se dá pelo tamanho de cada bancada, não tem nenhuma novidade nisso “, disse.

Segundo Motta, “não há como interferir”. “Nós vamos cumprir regimentalmente aquilo que tem que ser cumprido, sempre tentando, da forma mais harmônica possível, fazer com que os partidos possam convergir e escolher da melhor forma as comissões”, completou.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Prefeitura de Independência – RS lança mais um processo seletivo

Prefeitura de Independência – RS lança mais um processo…

Foi divulgado o edital nº 13/2025 do processo seletivo Prefeitura de Independência, no estado do Rio Grande do Sul, para suprir demandas…
Número de mortos nos EUA por tornados do fim de semana sobe para 36

Número de mortos nos EUA por tornados do fim…

Partes da Pensilvânia, de Nova York e dos estados do Meio-Atlântico e do Sudeste ainda estão sob vigilância do Serviço Nacional de…
O que diz a lei do século 18 que Trump usou para deportar venezuelanos para El Salvador

O que diz a lei do século 18 que…

A lei, tão antiga quanto os EUA, foi promulgada para evitar espionagem e sabotagem estrangeiras em tempos de guerra. Mais de…