BC informa vazamento de dados de chaves Pix na Shopee

BC informa vazamento de dados de chaves Pix na Shopee

O Banco Central informou que informações sob sigilo bancário não foram expostas no “incidente de segurança” envolvendo chaves Pix.| Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

O Banco Central informou nesta quarta-feira (19) o vazamento de dados vinculados a 150 chaves Pix de clientes da Shopee devido a “falhas pontuais” no sistema da empresa. O caso está sendo investigado e sanções poderão ser aplicadas. O episódio ocorreu entre 2 e 4 de setembro.

Os dados acessados foram: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta. O BC destacou que informações vazadas “são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”.

Segundo a autoridade monetária, “não foram expostos dados sensíveis”, como senhas, movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

As chaves Pix estavam “sob a guarda e a responsabilidade da SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos LTDA. (Shopee)”. Em maio de 2022, o aplicativo de compras da Shopee recebeu autorização do BC para operar como instituição de pagamentos no Brasil.

O Banco Central afirmou que as pessoas afetadas pelo “incidente” serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição bancária.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, reforçou a autarquia.

Este foi o 14º incidente com dados do Pix desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020, informou a Agência Brasil. Em todos os casos foram expostas informações cadastrais, sem o vazamento de senhas e de saldos bancários. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

Relatório aponta falhas nas investigações da Operação Escudo

Relatório aponta falhas nas investigações da Operação Escudo

Um relatório do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (GENI/UFF), em parceria com a Defensoria Pública do Estado…
Norte-americanos já estão votando em Trump e Kamala. Entenda

Norte-americanos já estão votando em Trump e Kamala. Entenda

A eleição dos Estados Unidos é diferente da brasileira de muitas formas. Uma delas é que os norte-americanos têm três possibilidades…
Governadores pedem punição rigorosa para incêndios criminosos

Governadores pedem punição rigorosa para incêndios criminosos

Em meio à onda de incêndios em áreas florestais e de agropecuária que devastam o país, governadores das Regiões Centro-Oeste e…