
BC informa que vazamento atingiu 47 milhões de chaves Pix
- Economia
- 24/07/2025
- No Comment
- 8
O Banco Central esclareceu nesta quinta-feira (24) que o incidente de segurança no sistema operado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afetou os dados cadastrais de 46,9 milhões chaves Pix pertencentes a 11 milhões de pessoas. A diferença ocorre porque cada pessoa física pode ter até cinco chaves cadastradas em cada conta.
Os acessos indevidos ocorreram no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), operado pelo CNJ, nos dias 20 e 21 de julho. O Sisbajud permite ao Poder Judiciário solicitar informações e realizar bloqueios de valores em contas bancárias e aplicações financeiras de devedores. A ferramenta eletrônica facilita o cumprimento de ordens judiciais.
Segundo o BC e o CNJ, as informações cadastrais expostas foram: nome do usuário; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); instituição de relacionamento; agência; número e tipo da conta; chave Pix; situação da chave Pix; data de criação da chave Pix; e data de exclusão da chave Pix.
VEJA TAMBÉM:
- Haddad pede que família Bolsonaro saia do caminho e deixe governo negociar com os EUA
O CNJ afirmou que pretende disponibilizar uma ferramenta exclusiva para que os usuários do Pix possam consultar se foram afetados pela exposição de dados. O órgão ressaltou que não entrará em contato com as vítimas por mensagens, SMS, e-mail ou chamadas telefônicas, informou a Agência Brasil.
A ação foi comunicada ao público na noite desta quarta-feira (23). Em nota, o CNJ informou que o acesso indevido ocorreu por meio da captura criminosa de credenciais de usuários.
“Não houve acesso a saldos, senhas, extratos ou qualquer informação protegida por sigilo bancário. Os dados expostos não permitem fazer movimentações ou transferências financeiras nem acessar contas bancárias. Não houve qualquer comprometimento à integridade do sistema bancário”, destacou o conselho.