AutoBan é eleita melhor estrada para viajar – 25/06/2025 – Turismo

AutoBan é eleita melhor estrada para viajar – 25/06/2025 – Turismo

Joia da coroa. É assim que Rodrigo Monteiro, diretor da CCR Rodovias, classifica a Rodovia dos Bandeirantes, ou AutoBan. “É uma estrada referência em número de passageiros e volume de carga, que liga a capital a cidades importantes do estado de São Paulo”, justifica.

Administrada desde 1998 pela CCR, a rodovia de 159,67 quilômetros de extensão segue invicta na categoria, com três vitórias em três edições. Este ano, foi considerada a melhor estrada para viajar por 21% dos paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha.

Projetos voltados à segurança e à fluidez do tráfego —nesta ordem, garante Monteiro— explicam a aprovação. “Focamos na segurança de todos, usuários, funcionários e prestadores de serviço. Mas, se for preciso interromper o trânsito para salvar vidas, sem dúvida o faremos”, avisa.

Uma robusta infraestrutura mecânica e tecnológica, que os viajantes nem sempre enxergam, funciona 24 horas, sete dias por semana.

O cérebro é o Centro de Controle Operacional (CCO), localizado em Jundiaí (SP), de onde saem os comandos para a frota de 25 guinchos, 18 veículos de inspeção, 3 caminhões-pipa, um caminhão-guindaste, quatro reboques para captura de animais, 12 ambulâncias e uma unidade de atendimento pré-hospitalar avançado.

Imagens captadas por 106 câmeras são monitoradas em tempo real. “Já começamos a substitui-las por câmeras com detecção automática, que fazem soar um alarme. Não podemos perder um segundo sequer entre a ocorrência de um acidente e a tomada de providência pelo operador”, diz o executivo.

Outras modernizações estão em curso. Robôs, ainda em fase de teste, já podem ser vistos fazendo a sinalização de trechos em obras —e eles são muitos, já que a AutoBan está sendo inteiramente recapeada, processo que já atinge 52% da extensão e tem conclusão prevista para abril de 2026.

O novo asfalto agrega borracha de pneus reciclados, tecnologia que reduz o tempo de frenagem e garante maior conforto. “O carro anda macio, de forma mais silenciosa. Até o fim do recapeamento, teremos reaproveitado 1,3 milhão de pneus. Custa 30% mais caro do que o asfalto convencional, mas achamos que o ganho em segurança e conforto compensa”, Monteiro adianta.

A CCR se prepara para outras duas mudanças importantes em médio prazo: a desativação das praças de pedágio de barreira, que serão substituídas pelo sistema free flow, e dos telefones de emergência.

De acordo com o diretor da concessionária, as chamadas call boxes eram fundamentais 27 anos atrás, quando foi assinado o contrato de concessão, porque a cobertura das torres de telefonia celular era insuficiente —o que já mudou.

“Os telefones são muito pouco usados e demandam uma manutenção cara. Na AutoBan, há só um pequeno trecho sem sinal, o que se resolve com a instalação de uma única antena. Nossa intenção é que, em até dois anos, as call boxes não sejam mais necessárias.”

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Inscrições para a PND terminam nesta sexta; saiba como se candidatar

Inscrições para a PND terminam nesta sexta; saiba como…

As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) terminam às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (25). A…
Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com Teo Teló

Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com…

Tá grávida! Gabi Luthai faz vídeo encantador para celebrar a segunda gravidez, fruto do casamento com Teo Teló A cantora Gabi…
Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de 50 vagas

Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de…

A Prefeitura do Município de Teixeira Soares, no estado do Paraná, em parceria com o Instituto Evo (Evolução Consultoria LTDA), abriu…