
Apple fechará loja na China pela primeira vez em 17 anos – 29/07/2025 – Tec
- Ciência e Tecnologia
- 29/07/2025
- No Comment
- 4
A Apple fechará uma loja no nordeste da China em agosto, sendo a primeira vez que encerrará um de seus pontos de varejo desde que entrou no país em 2008.
A empresa anunciou na segunda-feira (28) que fechará sua loja no Shopping Parkland, na cidade de Dalian, em 9 de agosto. Nas redes sociais, moradores locais descreveram o shopping como um local em dificuldades, observando que outras marcas como Michael Kors e Armani já fecharam suas lojas lá.
“Devido à saída de vários varejistas do Shopping Parkland, tomamos a decisão de fechar nossa loja”, disse Brian Bumbery, porta-voz da Apple. “Adoramos atender a comunidade de Dalian, e todos os nossos valiosos membros da equipe terão a oportunidade de continuar suas funções na Apple”.
O fechamento é o mais recente sinal de como a economia da China continua sendo desafiada pelo fraco gasto do consumidor. O governo investiu grandes somas em programas destinados a estimular a compra de smartphones, máquinas de lavar e veículos elétricos. Os programas de troca conseguiram fazer as pessoas gastarem mais, mas economistas dizem que o impacto no consumo pode ser de curta duração.
A decisão também reflete os contínuos problemas comerciais da Apple na China, que é seu segundo maior mercado. A Apple relatou queda nas vendas na China por seis trimestres consecutivos. No ano passado, reportou uma receita no país de US$ 66,95 bilhões, quase 10% menos que seu pico de US$ 74,2 bilhões em 2022.
Rivais locais como Huawei, Xiaomi e Vivo têm corroído a participação da Apple no maior mercado de smartphones do mundo. No ano passado, a participação da dona do iPhone nas vendas de smartphones caiu para 15,5%, ante 17,9% no ano anterior, segundo a empresa de pesquisa em tecnologia Counterpoint Research.
A Apple continuará operando sua outra loja em Dalian em outro shopping, o Olympia 66. A fabricante do iPhone planeja abrir uma nova loja na cidade chinesa de Shenzhen este mês. Com essa abertura, a empresa espera terminar 2025 com o mesmo número de lojas, 58, que tinha no início do ano, mesmo após o fechamento no Shopping Parkland.