Apple e suas atualizações medíocres em grandes eventos – 11/06/2025 – Tec

Apple e suas atualizações medíocres em grandes eventos – 11/06/2025 – Tec

Você está acostumado com os produtos de tecnologia constantemente fazendo ajustes ou adicionando recursos que você pode amar ou odiar —ou, mais provavelmente, nem notar.

A Netflix e o navegador da web no qual você pode estar lendo este artigo fazem pequenas mudanças o tempo todo em sua aparência e recursos. Seu computador Windows, seu chatbot de IA favorito e aplicativos em seu telefone recebem atualizações regulares de software para corrigir problemas ou adicionar recursos. É normal.

Por que, então, a Apple ainda faz um grande alarde sobre suas mudanças de praxe no software que alimenta iPhones, computadores Mac, iPads e aplicativos da Apple?

A Apple anunciou na segunda-feira (9) o seu lote anual de dezenas de atualizações de software e aplicativos que, com base no histórico recente, muitas pessoas ignorarão. Um pequeno número tornará sua experiência com produtos Apple um pouco melhor ao longo do tempo. E é assim que deve ser.

Quando a tecnologia funciona melhor, ela se aprimora em pequenos pedaços sem que você precise prestar atenção ou adorá-la. A Apple, no entanto, continua fora de sintonia com a realidade. A empresa exige que você note suas modestas atualizações de produtos. Um porta-voz da Apple não respondeu às minhas perguntas.

Este artigo, então, é uma autorização para prestar pouca atenção às mudanças que acontecerão como um relógio em seu smartphone, computador, sites, software de TV por streaming e aplicativos. A tecnologia venceu. Você pode ignorá-la agora.

Apenas a Apple está empolgada com seus ajustes de software

Fiz uma lista totalmente subjetiva das seis novidades mais importantes ou úteis que a Apple anunciou desde 2020 em sua Worldwide Developers Conference, incluindo a da última segunda-feira. O evento anual WWDC é um roteiro para novos recursos e ajustes nos aplicativos da Apple e sistemas operacionais de dispositivos que chegam no outono (primavera no Brasil).

O que me chamou a atenção foi como insignificantes eram até mesmo as mudanças de software mais importantes. Veja a lista ordenada por ano:

  • Uma série de recursos de inteligência artificial anunciados, incluindo a Siri reformulada com IA. Observação importante: alguns dos recursos de IA eram mal acabados, e a Apple admitiu há vários meses que a Siri com IA não funcionava como anunciado. Foi colocado em espera
  • Reformulação do aplicativo de mensagens da Apple para funcionar de forma mais integrada com o aplicativo de mensagens padrão do telefone Android
  • Inclusão de opções para enviar mensagens via internet por satélite quando você está fora da rede e o serviço móvel está instável
  • Permitir que você adicione identificações estaduais virtuais (e em breve passaportes) à sua Apple Wallet do iPhone
  • Inclusão de recursos focados em privacidade, como exigir que aplicativos peçam sua permissão para compartilhar seus dados com outros aplicativos e exigir “rótulos nutricionais” de privacidade para aplicativos
  • Mudança no funcionamento da tela do seu iPhone quando está bloqueada, incluindo “widgets” que permitem ver informações ao vivo, como clima e resultados esportivos

Alguns destes, especialmente as mudanças de privacidade, provaram ser revolucionários. Mas mesmo os itens desta lista dos seis principais foram em grande parte medianos.

Segunda-feira pode ter sido a WWDC mais medíocre em anos. A Apple divulgou um design remodelado e translúcido para seu iPhone e ícones de aplicativos; uma alternância mais simples entre tirar fotos e vídeos no aplicativo de câmera do iPhone; e traduções ao vivo para chamadas de voz e vídeo.

A APPLE É DIFERENTE DOS OUTROS?

Essas inclusões parecem majoritariamente boas, o que é bom. A tecnologia melhora com mudanças de design e melhorias de recursos que não somam muito por si só. Para mutilar uma linha de T.S. Eliot, a tecnologia melhora não com um estrondo, mas com um gemido.

Como a Apple, algumas outras empresas de tecnologia têm apresentações públicas anuais para se gabar sobre mudanças de software. Mas, na maioria das vezes, as empresas não fazem alarde sobre melhorias regulares.

A Microsoft se afastou em grande parte das reformulações amplamente promovidas em seu sistema operacional Windows a cada poucos anos. Agora, seu PC Windows é atualizado regularmente durante todo o ano.

O Chrome do Google lança atualizações aproximadamente uma vez por mês, de acordo com seu registro para desenvolvedores. O YouTube faz centenas de melhorias por ano, segundo um porta-voz do aplicativo. A Netflix diz que ajusta seus aplicativos de TV e móveis várias vezes por semana.

Você pode argumentar que a Apple é diferente do YouTube ou dos PCs Windows. Há pessoas o suficiente que são fanáticas ou pelo menos curiosas sobre os produtos da Apple que prestam atenção a modestos ajustes de software para iPhones, Macs e mais. Justo. A Apple também faz mudanças de software que não anuncia com alarde.

Mas é inegável que a abordagem de “Grande Evento da Apple” para suas atualizações de software é um anacronismo. É realmente apenas a Apple que ainda trata melhorias regulares com a empolgação ofegante de apresentadores de circo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Banco de sangue do Hospital das Clínicas recebe doadores com festa junina

Banco de sangue do Hospital das Clínicas recebe doadores…

SAÚDE Doação de sangue acontecerá em clima junino no sábado, data em que se celebra o Dia Mundial do Doador de…
Nunes quer reeleição de chefe da Câmara e contraria União – 14/06/2025 – Painel

Nunes quer reeleição de chefe da Câmara e contraria…

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) acionou vereadores da sua base para articular um movimento que garanta a permanência do vereador Ricardo…
Pesquisa: imposto para super-ricos resultaria em justiça social

Pesquisa: imposto para super-ricos resultaria em justiça social

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Ministério da Fazenda revela que uma alíquota “mínima” do Imposto de Renda para Pessoas Físicas…