aposentado que fizer acordo começa a receber quinta-feira

aposentado que fizer acordo começa a receber quinta-feira

  • Goiás
  • 21/07/2025
  • No Comment
  • 14

dinheiro

Veja como aderir ao acordo do INSS

Foto: Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos feitos por entidades associativas e aderirem ao acordo de ressarcimento até esta segunda-feira (21/7) começam a receber os valores de volta já a partir desta quinta-feira (24/7). O pagamento será feito diretamente na conta onde o benefício é depositado, seguindo a ordem de adesão: quem aceitar o acordo primeiro, recebe primeiro.

O acordo de ressarcimento, que foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), prevê a devolução em parcela única, com correção pelo IPCA, o índice oficial da inflação no país. A estimativa do governo é de que 2,5 milhões de aposentados e pensionistas recebam o dinheiro, totalizando R$ 3,3 bilhões liberados fora da meta fiscal deste ano.

Segundo o INSS, a adesão é simples, gratuita e não exige envio de documentos extras. O pagamento será automático após a confirmação do aceite no sistema.

Como aderir ao acordo do INSS

O procedimento é feito totalmente online, pelo Meu INSS. Veja o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha;
  • Clique em Consultar Pedidos e depois em Cumprir Exigência (caso tenha mais de um pedido, repita em cada um deles);
  • Desça até o final da página, leia o comentário e marque a opção Aceito receber;
  • Clique em Enviar e pronto! Agora é só aguardar o pagamento direto na conta do benefício.

De acordo com o governo, quem contestou os descontos e não teve resposta das entidades em até 15 dias pode aderir de forma imediata. As associações envolvidas ainda podem apresentar defesa, mas muitos casos já estão liberados para pagamento.

Até o momento, cerca de 600 mil aposentados e pensionistas já formalizaram a adesão. O Ministério da Previdência calcula que ao todo 1,4 milhão de pessoas têm direito ao ressarcimento.

Mesmo com o início dos pagamentos, o tema segue em debate político. O senador Marcos Rogério (PL-RO), vice-líder da oposição, afirmou que a CPMI do INSS, prevista para agosto, vai investigar os responsáveis pelos descontos e propor medidas para impedir novas fraudes.

Fonte Original do Artigo: www.maisgoias.com.br

Postagens Relacionadas

Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com Teo Teló

Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com…

Tá grávida! Gabi Luthai faz vídeo encantador para celebrar a segunda gravidez, fruto do casamento com Teo Teló A cantora Gabi…
Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de 50 vagas

Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de…

A Prefeitura do Município de Teixeira Soares, no estado do Paraná, em parceria com o Instituto Evo (Evolução Consultoria LTDA), abriu…
Oportunidades Para Operador De Estoque E Vendedor Técnico

Oportunidades Para Operador De Estoque E Vendedor Técnico

Sobre a Autoglass: A Autoglass é um Grupo brasileiro que acredita no poder da inovação e da tecnologia para transformar negócios,…