Após Israel acusar quebra de cessar-fogo, Irã nega ter lançado mísseis

Após Israel acusar quebra de cessar-fogo, Irã nega ter lançado mísseis

Pouco depois de um acordo em torno do cessar-fogo anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, Israel afirmou que retomará os ataques contra o Irã, após relatar uma “grave violação” da trégua por parte do “regime iraniano”. O Irã, porém, rejeitou as alegações israelenses de que teria prosseguido com o disparo de mísseis.

Segundo Israel, pelo menos quatro pessoas morreram no sul do paísl quando um míssil balístico disparado pelo Irã atingiu um prédio de apartamentos.

O míssil foi um dos cerca de 20 disparados em pelo menos quatro bombardeios em todo o país nas horas que cercaram a trégua anunciada inicialmente pelo presidente Trump, segundo autoridades israelenses.

O exército israelense também afirmou que o míssil atingiu lançadores de mísseis no oeste do Irã que estavam prontos para disparar contra Israel.

De acordo com a TV estatal IRIB, o Irã negou ter violado o cessar-fogo e afirmou que as notícias contra o país são falsas.


O que está acontecendo?

  • Após 12 dias de conflitos, iniciados por Israel contra o programa nuclear do Irã, ambos os países concordaram com cessar-fogo anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que teria entrado em vigor na madrugada desta terça-feira (24/6).
  • Mas apesar do acordo, os ataques continuam, com acusações de lado a lado de violação da trégua.
  • Trump, afirmou, também nesta manhã, que o “cessar-fogo está em vigor”. “O cessar-fogo está em vigor. Por favor, não o violem”, divulgou o presidente na rede Truth Social.
  • O conflito apelidado de “guerra de 12 dias”, por Trump, teve uma grande escalada nesta segunda-feira, em retaliação ao ataque coordenado pelo governo norte-americano, as instalações nucleares do Irã.

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ordenou que o exército israelense responda energicamente à violação do acordo por parte do Irã, com ataques intensos contra alvos do regime no coração de Teerã, segundo relatos da mídia local.

O pronunciamento por parte do Irã, alegando não ter realizado os ataques, foi feito após a declaração do ministro israelense.

Israel alegou que diversos alarmes foram acionados, relatando mísseis contra o país nesta terça.

Em meio aos ataques, o Irã, por sua vez, diz que concordou com um cessar-fogo. O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã emitiu uma declaração na qual afirma que o país deu uma “resposta humilhante e exemplar à crueldade do inimigo” e que “forçou o inimigo a se arrepender e aceitar a derrota e a cessação unilateral de sua agressão”.

Após os ataques iranianos, o chefe do Estado-Maior de Israel, general Eyal Zamir, afirmou que, após a violação do cessar-fogo, os ataques serão retomados.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Homem que invadiu shopping com carro é solto e tem CNH suspensa

Homem que invadiu shopping com carro é solto e…

Goiânia – O motorista preso após invadir com um carro a área interna do shopping Flamboyant, na capital goiana, passou por…
Trump quer impedir interferência em big techs com tarifas

Trump quer impedir interferência em big techs com tarifas

Um dos objetivos do presidente Donald Trump ao impor tarifas contra países como o Brasil está diretamente relacionado à defesa de…
Tênis estabelece hierarquia na arbitragem eletrônica – 23/07/2025 – Esporte

Tênis estabelece hierarquia na arbitragem eletrônica – 23/07/2025 –…

Ouro, prata ou bronze: as instâncias que dirigem o tênis mundial fixaram uma classificação hierárquica entre os diversos sistemas de arbitragem…