Anvisa mantém uso de PMMA em tratamentos médicos

Anvisa mantém uso de PMMA em tratamentos médicos

  • Goiás
  • 08/07/2025
  • No Comment
  • 34

REFORÇO

A agência acrescenta que não identificou necessidade de adoção de novas medidas regulatórias além das já existentes

PMMA (Foto: Shutterstock/ Alto Astral)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter a autorização para o uso do polimetilmetacrilato (PMMA) como substância preenchedora no Brasil. A conclusão consta na Nota Técnica nº 3/2025 e rejeita pedido feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para que o produto fosse restringido.

De acordo com o parecer, a Anvisa avaliou os produtos, os serviços e os estabelecimentos envolvidos na cadeia produtiva e assistencial que utilizam o PMMA como dispositivo médico. “Com base nas evidências disponíveis, concluiu-se que, quando utilizado conforme as indicações aprovadas e sob condições adequadas de uso, o produto apresenta um perfil de risco-benefício aceitável”, diz o documento.

A agência acrescenta que não identificou necessidade de adoção de novas medidas regulatórias além das já existentes, e reforça que a responsabilidade sobre o uso fora das indicações aprovadas é dos demais entes do sistema de saúde.

“Cabe aos demais entes do sistema de saúde atuarem dentro de suas respectivas atribuições legais, com vistas à prevenção e repressão de práticas que extrapolem as indicações autorizadas ou que comprometam a segurança do paciente”, afirma a nota.

O médico Rogério Cardoso, especialista em nutrologia e defensor do uso do PMMA, comemorou a decisão. Ele considera o produto eficaz, seguro e com excelentes resultados, desde que aplicado de forma adequada.

“Fico extremamente feliz com a publicação da nota técnica pela Anvisa. Mesmo diante da orientação contrária do CFM, de críticas de parte da mídia e até da perseguição de alguns colegas médicos, sempre mantive minha posição a favor da utilização do PMMA. Trata-se de um produto de alta performance, e essa decisão reconhece o seu valor e segurança quando utilizado corretamente”, afirmou.

A Nota Técnica reitera três pontos centrais: o uso do PMMA segue autorizado para correção volumétrica; o produto tem risco-benefício aceitável quando usado de forma apropriada; e qualquer evento adverso deve ser comunicado à Anvisa, para que medidas de proteção à saúde sejam adotadas.

Fonte Original do Artigo: www.maisgoias.com.br

Postagens Relacionadas

Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço

Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por…

As áreas técnicas da equipe econômica e do Ministério das Relações Exteriores concluíram o desenho do plano de contingência para socorrer…
Após denúncias de alunos, governo anuncia aumento do Fies

Após denúncias de alunos, governo anuncia aumento do Fies

Depois de estudantes de Medicina que dependem do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) denunciarem o drama que vivenciam a cada semestre…
‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…