Ameaçado de extinção, filhote de golfinho é resgatado em praia de SC

Ameaçado de extinção, filhote de golfinho é resgatado em praia de SC

  • Brasil
  • 30/11/2024
  • No Comment
  • 3

Um filhote de golfinho da espécie toninha foi resgatado na Praia do Moçambique, em Florianópolis (SC), no último dia 24 de novembro. Após o salvamento, o animal, ameaçado de extinção, passa por reabilitação.

O salvamento foi realizado pela equipe da Associação R3 Animal, que toca o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. Segundo a entidade, este foi o primeiro resgate de uma toninha realizado em Santa Catarina neste ano. O bebê golfinho tem 78 cm de comprimento e 5,4 kg e estava encalhado na areia, sem sinais da mãe por perto.

“O encalhe pode ter diversas causas. A mãe pode ter ficado presa em uma rede de pesca, uma das principais ameaças à espécie, ou o filhote pode ter se perdido por outros motivos. Sem a mãe, ele não consegue sobreviver sozinho”, explica a veterinária Thais Carneiro.

A equipe manteve o animal hidratado, envolto em uma toalha e acomodado em uma piscina improvisada na areia, com água do mar até o reforço chegar. Em seguida, ele foi levado para o Centro de Reabilitação da R3 Animal, no Parque Estadual do Rio Vermelho.

4 imagens

Filhote de golfinho

Filhote de golfinho
Filhote de golfinho
1 de 4

Filhote de golfinho

Associação R3

2 de 4

Filhote de golfinho

Associação R3

3 de 4

Filhote de golfinho

Associação R3

4 de 4

Filhote de golfinho

Associação R3

Já no centro de reabilitação, o filhote foi colocado em uma piscina de água salgada. A equipe veterinária constatou que ele estava desidratado e hipoglicêmico.

A R3 informou que o filhote está sendo monitorado 24 horas por dia por uma equipe de veterinários, biólogos, tratadores e outros profissionais. “Durante essa fase, a toninha precisa ser alimentada, no máximo, a cada uma hora, para atender às necessidades calóricas essenciais ao seu crescimento. Uma fórmula desenvolvida especialmente para golfinhos está sendo administrada, inicialmente, por sonda”, afirmou a associação.

A reabilitação do golfinho é feita em ambiente controlado, com baixa luminosidade e silencioso, para garantir conforto ao pequeno animal.

“É um filhote que está crescendo sem a mãe, então tudo é uma novidade para ele. Quanto mais conseguirmos reduzir o estresse, melhor”, explica Thais Carneiro, médica veterinária da R3 Animal.

O protocolo de cuidados segue diretrizes da Aliança Internacional para Conservação das Toninhas (AFCR3), da qual a R3 Animal faz parte.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Secretária de Saúde de Goiânia renunciou por não ver soluções possíveis, diz MP

Secretária de Saúde de Goiânia renunciou por não ver…

CAOS NA SAÚDE A declaração, de acordo com Cyro, reforçou o argumento do Ministério Público de Goiás (MP-GO) no pedido de…
Estudo: uso de cannabis de alta potência deixa marca distinta no DNA

Estudo: uso de cannabis de alta potência deixa marca…

*O artigo foi publicado pela professora da disciplina Drogas, Genes e Psicose Marta Di Forti, do King’s College London, e pela…
STF forma maioria para validar contrato de trabalho intermitente

STF forma maioria para validar contrato de trabalho intermitente

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para validar o contrato de trabalho intermitente, criado pela reforma trabalhista de 2017. Até…