Ainda é cedo para os pachecões ficarem tão eufóricos – 24/06/2025 – Tostão

Ainda é cedo para os pachecões ficarem tão eufóricos – 24/06/2025 – Tostão

Enquanto as guerras amedrontam o mundo, o futebol está em festa com a Copa do Mundo de Clubes. É a ambivalência humana: amor e ódio, alegria e tristeza, comemorações e tragédias.

Vai começar o ganha-ganha, expressão usada por Juca Kfouri, muito mais agradável que o mata-mata. Chega de morte. Outra expressão horrível, que está na moda, é dizer que o time passa por um “controle de carga” para explicar as mudanças feitas pelos treinadores para evitar o cansaço dos jogadores. “Não sois máquinas, homens é que sois”, disse Charles Chaplin.

Os times brasileiros estão melhores do que se esperava, e os europeus, piores do que se previa. Os brasileiros sentem-se em casa nos Estados Unidos, festejados e incentivados por seus torcedores e pelos latinos, que ocupam a maior parte dos estádios. O excessivo calor favorece os brasileiros. Na Copa de 1970, no México, o timaço do Brasil teve ajuda também do calor, com jogos ao meio-dia. No Mundial de seleções, daqui a um ano, os sul-americanos contarão com as vantagens do calor e de se sentirem em casa.

É nítido também o esforço e a gana dos times brasileiros de se superarem. O futebol não é resultante apenas de talento individual e coletivo. Estão presentes também os fatores ambientais, físicos, emocionais e imprevisíveis.

Antes de a bola rolar, haveria uma avaliação exagerada sobre a diferença técnica dos europeus em relação aos brasileiros? Penso que sim. A superioridade não é tão grande. Nos campeonatos mundiais anteriores, vencidos pelos europeus, com apenas um jogo decisivo entre times da Europa e da América do Sul, a equipe europeia tinha terminado de ganhar a Liga dos Campeões, estava em forma, com todos os titulares e no meio da temporada.

No atual Mundial, o único resultado até agora surpreendente no confronto entre brasileiros e europeus foi a vitória por 1 a 0 do Botafogo sobre o PSG, recente campeão da Europa.

Mesmo com a derrota para o Atlético de Madrid por 1 a 0, o Botafogo se classificou para as oitavas de final e vai enfrentar o Palmeiras, que empatou com o Inter Miami por 2 a 2. Será que não dá para o Paulinho jogar mais tempo? O PSG vai jogar contra o time americano, que parece a equipe de veteranos do Barcelona, com Messi, Suárez, Busquets e Jordi Alba, além do técnico Mascherano.

Não foi surpresa a vitória do Flamengo sobre o Chelsea nem as atuações melhores do Palmeiras e do Fluminense nos empates contra o Porto e o Borussia Dortmund, respectivamente. Essas três equipes europeias não estão, no momento, no primeiro nível do futebol europeu.

Independentemente dos resultados, é preciso elogiar o comportamento estratégico das equipes brasileiras, que têm jogado com muita intensidade, compactação, pressão para recuperar a bola, além de alternar as trocas de passes com as transições rápidas da defesa para o ataque. As atuações dos dois técnicos portugueses —Renato Paiva e Abel Ferreira— e dos dois técnicos brasileiros —Filipe Luís e Renato Gaúcho— merecem aplausos.

Ainda é cedo para os pachecões ficarem tão eufóricos. Os europeus começaram a melhorar, preocupados com as críticas que têm sofrido. Apesar das incertezas, não ficarei mais surpreso se uma equipe brasileira for campeã do mundo.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

‘Nunca tive tanto tesão pela vida’

‘Nunca tive tanto tesão pela vida’

A cantora Gaby Amarantos revela à Revista CARAS que está vivendo uma fase transformadora após perder 35 kg Potente, autêntica, espiritualizada…
Prefeitura de Terra de Areia

Prefeitura de Terra de Areia

No estado do Rio Grande do Sul, foi divulgado o edital nº 274/2025 para o processo seletivo Prefeitura de Terra de…
R$ 1.518,00 – 3 Vagas – Escola de Gastronomia – Itaboraí – WhatsApp

R$ 1.518,00 – 3 Vagas – Escola de Gastronomia…

Links Patrocinados Cariocaempregos o seu melhor site de vagas e oportunidades de empregos do Rio de Janeiro e…