Acusados recorrem contra operação que revelou fraudes no INSS

Acusados recorrem contra operação que revelou fraudes no INSS

O ex-procurador do INSS Virgílio Antônio Filho e os empresários Maurício Camisotti e Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, recorreram à Justiça Federal em Brasília para tentar anular a investigação da Polícia Federal que apura um esquema de corrupção em descontos indevidos sobre benefícios previdenciários. A informação foi divulgada pelo UOL.

Todos são alvos da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril pela PF. A ofensiva identificou fraudes milionárias envolvendo associações conveniadas ao INSS, que aplicavam mensalidades associativas automaticamente nos contracheques de aposentados e pensionistas. A PF apura se essas entidades eram utilizadas para desviar recursos públicos por meio de contratos fraudulentos, com repasses irregulares e ausência de autorização expressa dos beneficiários.

VEJA TAMBÉM:

  • Especialistas denunciam vazamento “sem precedentes” de 16 bilhões de senhas da Apple, Google e Facebook: veja como se proteger
  • Bolsonaro e Caiado discutem unificação da direita para 2026 em reunião fechada

Defesa questiona uso de dados do Coaf para investigar fraude

Na ação judicial, a defesa dos três investigados alega que houve ilegalidade no uso de dados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), que embasaram a deflagração da operação. Os advogados se amparam em um entendimento recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo o qual a Polícia Federal não pode requisitar Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) diretamente ao Coaf sem autorização judicial prévia.

Com base nessa decisão, os defensores pedem a nulidade de todas as provas derivadas dos relatórios financeiros, por considerarem que houve violação ao devido processo legal e aos direitos fundamentais dos investigados.

O pedido está sob análise da 15ª Vara Federal de Brasília, que vai decidir se acata ou não o argumento de ilegalidade na origem das provas.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

Dona Ruth explica o caso do seguro do avião: ‘O juiz entendeu’

Dona Ruth explica o caso do seguro do avião:…

Dona Ruth e seu advogado explicam como aconteceu a divisão do valor do seguro do avião após o acidente que matou…
Tegra Incorporadora Abre Vagas De Estágio E Programa Para Jovens Talentos No RJ

Tegra Incorporadora Abre Vagas De Estágio E Programa Para…

Sobre a Empresa: Com uma longa trajetória no mercado, a Tegra Incorporadora se destaca por construir imóveis com alma e personalidade, que fazem…
Piloto afunda aeronave no Araguaia e é resgatado por bombeiros. Vídeo

Piloto afunda aeronave no Araguaia e é resgatado por…

Goiânia – Um piloto afundou uma aeronave no Rio Araguaia, próximo ao Posto Operacional do Corpo de Bombeiros, na região de São…