
Acéquias de Mendoza: para que servem os canais – 28/07/2025 – Turismo
- Turismo e Viagens
- 28/07/2025
- No Comment
- 5
Uma extensa rede de canais de irrigação permite que as cidades da província de Mendoza, na Argentina, sejam bastante arborizadas, o que garante um conforto climático mesmo em uma região árida.
Conhecidos como acéquias, esses canais a céu aberto seguem o traçado das vias e se localizam no espaço entre as ruas e o passeio, de forma que a água que circula fique em contato com as raízes das árvores nas calçadas.
Mendoza, a capital da província, é conhecida como “cidade bosque”, mesmo com uma precipitação anual de 220 mm, menos que a média apenas para o mês de janeiro na cidade de São Paulo.
As acéquias variam de largura e profundidade; podem ser revestidas por cimento, pedras ou outros materiais. São cobertas em entradas de estacionamentos e em alguns estabelecimentos, como bares.
Triviais para os moradores locais, as acéquias chamam a atenção de quem visita as cidades mendocinas. Regularmente algum turista desavisado acaba caindo em uma delas, segundo uma guia de turismo local. Um post com 19 mil likes no Tik Tok ensina turistas a atravessar a rua.
Além de irrigar as árvores, a função secundária desses canais é captar e dar vazão às águas pluviais, nos poucos períodos chuvosos. Nas zonas rurais ainda são usadas para a irrigação de lavouras.
Consideradas patrimônio cultural, as acéquias têm origem nos huarpes, o povo originário que habitava a região antes dos incas. Segundo a prefeitura de Mendoza, o desenvolvimento da cidade em si só foi possível graças à rede preexistente desses canais de irrigação.