A corrida tecnológica para conquistar o consumidor na Black Friday

A corrida tecnológica para conquistar o consumidor na Black Friday

*por Fernando Arditti, vice-presidente e gerente-geral da WSO2 na América Latina

Com a chegada da Black Friday, o varejo se antecipa para atender à acelerada demanda de compras, e o investimento em tecnologias para oferecer uma experiência personalizada e segura se faz cada vez mais presente.

De acordo com pesquisa da Opinion Box, 55% dos consumidores já se planejavam para comprar na data desde o primeiro trimestre deste ano. Para atenderem à grande expectativa e demanda, os varejistas devem se programar com bastante antecedência.

Além das ofertas, o planejamento passa por soluções digitais que promovam percepções de valor por parte do usuário, segurança digital e possibilitem que as empresas trabalhem na personalização de seus produtos e serviços.

Ainda segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday deste ano promete movimentar R$ 7,93 bilhões no comércio eletrônico brasileiro, representando um aumento de 10,18% em comparação aos R$ 7,2 bilhões registrados em 2023.

As empresas que não estiverem preparadas para atender a alta procura na Black Friday podem sofrer prejuízos a longo prazo.

Nesse contexto, empresas que não estiverem preparadas para atender a esta alta procura podem sofrer prejuízos não apenas durante os períodos de pico, mas também a longo prazo, perdendo clientes para a concorrência. Situações como o aumento do tráfego, por exemplo, podem causar lentidão e gerar custos adicionais.

Portanto, parceiros especializados em tecnologia e uma infraestrutura robusta para o e-commerce, pagamentos e todo o ecossistema são essenciais para garantir a disponibilidade e a escalabilidade da plataforma, suportando um grande volume de transações sem interrupções.

Experiência do cliente, escalabilidade e segurança digital como diferencial competitivo

Vencer a concorrência na Black Friday vai além de oferecer os menores preços. A hiper personalização se mostra como um diferencial estratégico. Ao analisar os dados dos clientes e oferecer experiências de compra únicas e relevantes, as empresas podem criar um relacionamento mais profundo com seus consumidores.

Ao invés de competir apenas por preço, a personalização permite que as marcas ofereçam produtos e promoções que realmente interessam ao cliente, aumentando as chances de conversão e fidelização.

Sendo uma das pontes entre as empresas e seus públicos, as soluções de gerenciamento de identidade e acesso de clientes (CIAM) são fundamentais, já que atuam de forma profunda nos sistemas para identificar cada usuário, autenticar cada passo de sua navegação e permitir que ele tenha uma experiência segura e fluida.

Além disso, a crescente sofisticação dos cibercriminosos exige que as empresas invistam em soluções de segurança cada vez mais eficazes. No último ano, por exemplo, de acordo com a Cloudflare, o quarto trimestre de 2023 apresentou aumento de 117% nos ataques DDoS (Distributed Denial of Service) na camada de rede, principalmente durante a Black Friday e a temporada de final de ano.

As soluções de CIAM se destacam nesse cenário, oferecendo uma camada extra de proteção e personalização. Ao integrar biometria, padrões de digitação e outras formas de autenticação multifator, permite identificar cada usuário de forma precisa e segura, além de coletar dados valiosos para personalizar a experiência do cliente.

Essa personalização, por sua vez, impulsiona a fidelidade e o aumento da receita, tornando o CIAM um investimento estratégico para qualquer empresa que busca se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Fonte Original do Artigo: www.tecmundo.com.br

Postagens Relacionadas

Quem é Luana Dellevedove, jornalista e influencer que gravou delator do PCC

Quem é Luana Dellevedove, jornalista e influencer que gravou…

A mulher que gravou o empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, delator do Primeiro Comando da Capital (PCC) executado no Aeroporto Internacional…
Comitê da ONU vai investigar fraude nas eleições da Venezuela

Comitê da ONU vai investigar fraude nas eleições da…

O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou nesta terça-feira (3) a abertura de uma investigação formal…
Rio e Niterói apresentam ao COB candidatura para sede do Pan em 2031

Rio e Niterói apresentam ao COB candidatura para sede…

As cidades do Rio de Janeiro e de Niterói apresentaram nesta terça-feira (3) ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) candidatura conjunta…