Qualidade do ar: Buscas aumentam com estiagem e queimadas – 18/09/2024 – Ambiente

Qualidade do ar: Buscas aumentam com estiagem e queimadas – 18/09/2024 – Ambiente

Períodos de estiagem, clima seco e queimadas contribuíram para o aumento do interesse dos brasileiros pelo Índice de Qualidade do Ar. O termo atingiu o pico de buscas neste mês no Google Trends, em um período que abrange desde 2004, início da série histórica da plataforma.

O mesmo efeito ocorreu com “umidificador“, aparelho recomendado para melhorar a qualidade do ar, e “tempo seco”, cujas buscas atingiram o maior nível desde 2021, quando o país enfrentou uma massa de ar seco e quente que cobriu vários estados. Ambos estiveram em alta no Trends em setembro e nunca foram tão populares como neste mês.

Outro tema em alta foi a chuva preta, fenômeno que ocorre quando partículas de fumaça geradas pelas queimadas sobem para a atmosfera e se misturam com as gotas de chuva. O evento foi observado em cidades do Rio Grande do Sul.

Acre, Rondônia e São Paulo estão entre os estados que mais se interessam pelo índice e também são os que mais apresentaram condições atmosféricas ruins ao longo do mês.

A capital paulista, por exemplo, chegou a ter a pior qualidade de ar entre as grandes cidades do mundo por cinco dias consecutivos. A capital de Rondônia, Porto Velho, tem enfrentado diariamente fumaça e dificuldade para respirar, registrando por vezes a qualidade de ar mais insalubre do país.

Distrito Federal também está entre as unidades da federação que mais se interessaram pela qualidade do ar na última semana, devido ao incêndio de grandes proporções que começou neste domingo (15) no Parque Nacional de Brasília, conhecido também como Parque da Água Mineral.

A fumaça se espalhou pela capital federal, levando pessoas a deixarem suas casas e resultando na suspensão de aulas devido à poluição do ar.

Dentre as perguntas que mais cresceram relacionadas ao índice, estão questões sobre o significado e o ranking do AQI, sigla em inglês para Índice de Qualidade do Ar, que é uma metodologia desenvolvida em 1976 nos Estados Unidos e serve de referência na comparação das condições atmosféricas ao redor do globo.

O Brasil, por exemplo, não possui um órgão responsável por monitorar a qualidade do ar.

De acordo com o Google Trends, as buscas por “queimadas no Brasil” também atingiram o maior nível em cinco anos nos EUA no final de agosto, período em que os registros de focos de incêndio aumentaram em diferentes regiões do país.

Por lá, o interesse por temas relacionados à qualidade do ar, como poluição, asma e desmatamento, também esteve em alta no Trends. A Califórnia foi o estado com maior tendência de buscas por “seguro residencial”, devido ao incêndio no sul do estado, que se intensificou e colocou a região em estado de emergência.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Setor funerário se mobiliza para alterar reforma tributária

Setor funerário se mobiliza para alterar reforma tributária

A reforma tributária pode elevar o valor dos impostos aplicados aos serviços funerários entre 130% e 206%. É o que alegam…
Liceu Pasteur lançará parceria com a Start Anglo – 25/08/2024 – Mônica Bergamo

Liceu Pasteur lançará parceria com a Start Anglo –…

O Liceu Pasteur, um dos mais tradicionais colégios de São Paulo, sediará na terça-feira (27) um coquetel de lançamento de sua…
Lexa desabafa sobre dívida de mansão com Guimê e acusações: “Cansada”

Lexa desabafa sobre dívida de mansão com Guimê e…

Lexa desabafou sobre uma dívida milionária referente a uma mansão negociada pelo ex-marido, MC Guimê. Apesar de imóvel ter sido comprado…