Vídeo: Macaé Evaristo cita ialorixá e Palmares em posse – 27/09/2024 – Brasília Hoje

Vídeo: Macaé Evaristo cita ialorixá e Palmares em posse – 27/09/2024 – Brasília Hoje

A nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, tomou posse oficialmente nesta sexta-feira (27) e fez um discurso na solenidade com várias referências da população negra. Na fala, ela disse entender que é a vocação da pasta cuidar da diversidade do país.

Macaé citou a ialorixá que a acompanha, Cármen Holanda, em nome de quem cumprimentou todas as autoridades religiosas de diferentes denominações. Ela também usou a palavra ubuntu, da filosofia africana, e que significa eu sou porque nós somos. Segundo a ministra, o termo deve ser entendido como humanidade para todos.

A ministra fez menção ao dia de Cosme e Damião, comemorado nestas quinta (26) e sexta. A celebração feita na quinta é pela Igreja Católica.

“Hoje é Dia de Cosme e Damião. Que essa alegria nos invada. O poder autoritário necessita de corpos tristes porque consegue dominá-la. A alegria das crianças, portanto, é resistência, porque ela não se rende”, disse.

Outra referência foi à revolução haitiana. No país do Caribe, uma rebelião de negros escravizados em 1791 deflagrou uma longa guerra racial e civil, que culminou na abolição da escravatura na região e na independência da ilha de Saint-Domingue, então a mais rica colônia francesa.

Segundo ela, durante muito tempo a ideia de direitos humanos foi inspirada pelas revoluções americana e francesa, oficializada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

“Para nós, do Sul Global, há a inspiração de uma das mais importantes revoluções, a haitiana, que fica esquecida. Ela foi a primeira, talvez a única, que, enfrentando justamente o exército francês, conjugou a luta anticolonial, racial e republicada”, disse.

No Brasil, a inspiração de busca de liberdade e direitos estaria no Quilombo de Palmares, considerado o maior das Américas e liderado por Zumbi e Dandara.


No início da cerimônia, ainda, a escritora Conceição Evaristo, fez a leitura de dois poemas de autoria dela. Evaristo foi eleita em fevereiro para a Academia Mineira de Letras, na cadeira número 40, já ocupada por Afonso Pena Júnior e por Maria José de Queiroz, morta em novembro de 2023.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Nintendo Switch tem jogos na eShop com até 90% de desconto

Nintendo Switch tem jogos na eShop com até 90%…

Vem com a turma do Voxel conferir as melhores promoções da Nintendo nesta semana! Como de costume, listamos diversos de jogos para Nintendo…
“Estamos agravando as punições aos criminosos”, diz Marina Silva sobre queimadas

“Estamos agravando as punições aos criminosos”, diz Marina Silva…

Em entrevista à CNN Brasil, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, abordou a questão das queimadas…
Professor que perseguia ex-aluna de 16 anos via Pix é preso em GO

Professor que perseguia ex-aluna de 16 anos via Pix…

Um professor que perseguia e ameaçava uma ex-aluna, de 16 anos, foi preso em flagrante na cidade de Valparaíso de Goiás…