‘Bancada do Clima’ salta de 5 para 185 candidaturas – 20/09/2024 – Mônica Bergamo

‘Bancada do Clima’ salta de 5 para 185 candidaturas – 20/09/2024 – Mônica Bergamo

A “Bancada do Clima”, como foi batizada a articulação que pretende reunir candidaturas de todo o país comprometidas com o meio ambiente e com um futuro sustentável, viu o número de adesões saltar de cinco para 185 cerca de uma semana após o seu lançamento, no dia 11 deste mês.

Encabeçado pela ex-secretária Marina Bragante (Rede), que concorre a uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo, o grupo reúne candidatos ao cargo de vereador filiados a diferentes partidos, como PSDB, PT, PSOL, MDB, PDT, PSB, PSD e Partido Verde, além da Rede Sustentabilidade.

“A adesão de tantos vereadores em tão pouco tempo demonstra que a conscientização sobre as mudanças climáticas está crescendo. Estamos unindo forças para promover mudanças concretas em nossas cidades e mostrar que a ação local é fundamental para enfrentar desafios globais”, diz Bragante.

A iniciativa é apoiada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que diz que a ampla participação da sociedade e de atores políticos em todos os níveis são indispensáveis para o enfrentamento da “grave e profunda” crise provocada pelas mudanças climáticas.

“Razão pela qual é tão bem-vinda e necessária a iniciativa da Bancada do Clima. É a reafirmação dessa premissa da corresponsabilidade e também da centralidade que as cidades têm no enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou Marina, em mensagem transmitida ao grupo.

“A mitigação dos danos trazidos por este novo normal se soma à necessidade de adaptação e resiliência das cidades para lidar com as novas circunstâncias”, disse ainda a chefe da pasta. “Precisamos eleger pessoas comprometidas com essa mudança, e as propostas e trajetórias da Bancada do Clima são exemplos desse comprometimento.”

A articulação era composta, inicialmente, apenas por seus fundadores: Bragante, Aava Santiago (PSDB), candidata a vereadora em Goiânia, Grazi Oliveira (PSOL), que disputa o cargo em Porto Alegre, Breno Garibalde (Rede), candidato em Aracaju, e Vanda Witoto (Rede), postulante em Manaus.

Após o seu lançamento, ocorrido em meio às queimadas que assolam diferentes cidades do país, o grupo passou a ser procurado por outros candidatos a vereadores.


LETRAS

O advogado Nelson Wilians recebeu convidados no lançamento do seu livro “Loucura, não. Coragem” na Livraria da Travessa do shopping Iguatemi, em São Paulo, na quinta (19). O professor de marketing da FGV (Fundação Getulio Vargas) Hiram Baroli é coautor do volume. O advogado João Manssur e a advogada Anne Wilians, mulher de Nelson e presidente do Instituto Nelson Wilians, compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Samsung anuncia o smartphone Galaxy S24 FE com tela grande e chip Exynos

Samsung anuncia o smartphone Galaxy S24 FE com tela…

A fabricante sul-coreana Samsung apresentou oficialmente nesta sexta-feira (27) o Galaxy S24 FE. o smartphone é a versão “Fan Edition” da…
Ativistas são presas por jogar sopa em quadro de Van Gogh – 27/09/2024 – Ambiente

Ativistas são presas por jogar sopa em quadro de…

Duas ativistas climáticas do grupo Just Stop Oil que jogaram sopa na pintura “Girassóis”, de Vincent van Gogh, na National Gallery…
Gastos dos alvos de operação que prendeu Deolane tem vibrador Kid Bengala e ‘bumbum gigante’

Gastos dos alvos de operação que prendeu Deolane tem…

veja imagens dos itens Planilhas mostram a compra dos brinquedos sexuais feitas por um dos empresários investigados Publicado em: 27/09/2024 12:00…