Cidades inteligentes lideram propostas sobre tecnologia nas 5 maiores capitais, diz estudo

Cidades inteligentes lideram propostas sobre tecnologia nas 5 maiores capitais, diz estudo

As cidades inteligentes têm o maior foco nas propostas de inovação e tecnologia entre os candidatos das cinco maiores capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.

A área corresponde a 46% das 147 propostas do tema dos 13 candidatos analisados nas cidades, de acordo com o estudo publicado pelo Reglab. O centro de pesquisas aponta tendências e ajuda no desenvolvimento de setores de tecnologia e mídia.

Os projetos predominantes em cidades inteligentes são para governo digital, seguidas por iniciativas de segurança pública, saúde, regulamentação e zeladoria e infraestrutura urbana.

A pesquisa, intitulada Cidades do Amanhã – Inovação e Tecnologia nas Eleições Municipais de 2024, também identificou planos em mais três áreas:

  • Ciência, tecnologia e inovação: a área está presente nos planos de governo de 10 dos 13 candidatos, com iniciativas nos campos de pesquisa e desenvolvimento, fomento econômico e cooperação entre governo, academia e setor privado;
  • Inclusão digital: há 16 propostas relacionadas com competências digitais e outras 10 focadas em conectividade;
  • e Empreendedorismo e startups: é a que representa o menor volume entre os temas, com 15%.

Destaques

A cidade que apresenta o maior número de propostas de inovação e tecnologia entre os três principais candidatos, com 51 no total, é Fortaleza. As principais são relacionadas as demandas locais, como a instalação de data centers e a gestão de resíduos.

Na outra ponta está Belo Horizonte, com o menor número — 14 no total.

A inteligência artificial foi mencionada em ao menos 17 propostas, também com destaque para Fortaleza, onde inclusive é proposta a criação de uma secretaria municipal para o tema por alguns dos candidatos.

Com a exceção de São Paulo, as outras quatro capitais incluem ao menos uma proposta de videomonitoramento para segurança pública, com o uso de tecnologias como reconhecimento facial.

Agora, em todas as cidades abordadas na pesquisa, é proposta a criação de marcos regulatórios municipais para a inovação.

O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?

Fonte Original do Artigo: www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

Cometa do Século fica visível em todo o Brasil. Saiba como observar

Cometa do Século fica visível em todo o Brasil.…

Desde o dia 15 de setembro, o Brasil está presenciando um evento fascinante para os amantes da astronomia: a chegada do…
“Anjo que Israel matou”, diz irmã de brasileiro morto no Líbano

“Anjo que Israel matou”, diz irmã de brasileiro morto…

Hanan Abdallah, irmã do menino brasileiro de 15 anos que morreu após ataque aéreo de Israel ao Líbano, acusou os israelenses…
Amorim reúne-se em NY com braço-direito de Francisco e chanceler da China – 27/09/2024 – Painel

Amorim reúne-se em NY com braço-direito de Francisco e…

Assessor internacional da Presidência da República, Celso Amorim teve intensa agenda de reuniões após a partida de Lula de Nova York,…