Pedro Côrtes: “Não acredito que a crise hídrica do Brasil melhore no ano que vem”

Pedro Côrtes: “Não acredito que a crise hídrica do Brasil melhore no ano que vem”

A crise hídrica que o Brasil enfrenta atualmente não deve apresentar melhoras significativas até o final do próximo ano, de acordo com o analista de Clima e Meio Ambiente, Pedro Côrtes.

Côrtes afirmou: “Eu não acredito que a situação de crise venha a melhorar para o final do ano que vem. Pelo menos isso deve persistir, ainda principalmente com a entrada do evento La Niña, que deve ocorrer agora no final de outubro”. Segundo o analista, essa condição climática pode afetar negativamente os níveis dos reservatórios até, pelo menos, meados de 2024.

 

Impacto no sistema energético

A persistência da crise hídrica levanta questões sobre a capacidade do sistema energético brasileiro de atender à demanda, especialmente nos horários de pico. Nesse contexto, a discussão sobre a possível volta do horário de verão ganha relevância como uma medida para reduzir o consumo de energia.

Sobre o tema, Côrtes comentou: “Quando a gente estende o horário de trabalho, a gente ganha esse horário adicional, a gente usa mais a iluminação natural. Então, as pessoas chegam em casa, não precisa acender a luz, ou mesmo os escritórios não precisam acender a luz, tantas luzes porque tem iluminação do dia”.

Embora o especialista reconheça que a economia de energia proporcionada pelo horário de verão seja proporcionalmente menor do que no passado, ele enfatiza a importância de cada pequena redução no consumo: “Hoje nós estamos contando os centavos, e cada centavo importa”.

A possibilidade de implementação do horário de verão ainda está em análise pelo governo, que considera diversos fatores, incluindo o impacto na demanda de energia e as projeções para a situação hídrica nos próximos meses. A decisão final dependerá da evolução do cenário energético e climático do país.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Fonte Original do Artigo: www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

Justiça manda afastar secretários acusados de oferecer R$ 20 mil a candidato em troca de apoio a prefeito

Justiça manda afastar secretários acusados de oferecer R$ 20…

A Justiça Eleitoral determinou, por meio de decisão liminar, o afastamento do cargo de dois secretários da prefeitura de Trindade (GO).…
Receita permite atualização de valor de imóvel na declaração do IR

Receita permite atualização de valor de imóvel na declaração…

A partir desta terça-feira (24) até 16 de dezembro, os contribuintes poderão atualizar o valor do imóvel na declaração do Imposto…
Jean-Baptiste Fourier, o matemático mais citado – 24/09/2024 – Marcelo Viana

Jean-Baptiste Fourier, o matemático mais citado – 24/09/2024 –…

Jean-Baptiste Joseph Fourier nasceu na cidade de Auxerre, em 1768, e morreu em Paris, em 1830. Órfão aos dez anos de…