Caminhos da Reportagem discute os desafios do voto no Brasil

Caminhos da Reportagem discute os desafios do voto no Brasil

O país que teve a primeira eleição das Américas se prepara para um pleito que pode ser influenciado pela Inteligência Artificial (IA). O passado e o presente dos processos eleitorais é o tema do Caminhos da Reportagem desta segunda-feira (23), às 23h30, na TV Brasil. O Brasil, que sempre enfrentou desafios em seus processos eleitorais, vislumbra um futuro desafiador. Enquanto a garantia de direitos ainda é uma luta diária, a tecnologia traz novos horizontes e questões que podem mudar os rumos das eleições no país.

Durante séculos, o direito ao voto era apenas para homens brancos e ricos. “Era centrado na elite que queria continuar mandando, como manda até hoje”, afirma o escritor e jornalista Eduardo Bueno. Mulheres, indígenas e negros só tiveram essa garantia a partir do século passado.

No caso do voto feminino, apenas em 1932. Hoje, mesmo sendo 52% do eleitorado no país, a presença feminina na política ainda é tímida: na Câmara dos Deputados é de 18% e no Senado, 12,3%. “Em um ano de eleições municipais, quase mil municípios no Brasil não contam com nenhuma mulher em suas Câmaras de Vereadores”, aponta a ex-ministra do TSE e advogada Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro.

Hoje, no sexto mandato na Câmara dos Deputados, Benedita da Silva, salienta a importância não só do voto, mas também da participação feminina na vida política e enfatiza a importância das eleições municipais. “É no município que você luta por água, saneamento básico, habitação decente, escola, hospital, pedindo que o serviço público suba as favelas”.

Neste ano, uma das principais questões a serem enfrentadas é o uso da inteligência artificial nas campanhas eleitorais. “A desinformação acompanha as eleições, mas ela ganha força a partir do desenvolvimento da tecnologia”, afirma o jornalista Sérgio Lüdtke. A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) também está atenta ao uso de IA. “A gente vai ver um impacto violento do uso dessas novas tecnologias na eleição e, infelizmente, no resultado eleitoral”, avalia o publicitário Bruno Hoffmann, membro da academia.

Serviço
Caminhos da Reportagem – Eleições sem filtro
Segunda-feira, 23 de setembro, às 23h30, na TV Brasil

Fonte Original do Artigo: agenciabrasil.ebc.com.br

Postagens Relacionadas

Erro no iOS 18 pode criar problemas de toque na tela do iPhone

Erro no iOS 18 pode criar problemas de toque…

Diversos usuários de iPhones estão reclamando de problemas relacionados ao toque na tela dos aparelhos. O que antes parecia ser um…
Petrobras está otimista para licença na Foz do Amazonas – 23/09/2024 – Ambiente

Petrobras está otimista para licença na Foz do Amazonas…

A diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia dos Anjos, afirmou nesta segunda-feira (23) estar otimista com a obtenção de…
Livre no mercado, ex-Vila Nova Jean Martim fala sobre saída do Hercílio Luz

Livre no mercado, ex-Vila Nova Jean Martim fala sobre…

Futebol Nacional Volante de 25 anos realizou 21 partidas pelo clube catarinense em 2024 Publicado em: 23/09/2024 16:10 Jean em ação…