Previsão de calor: Goiânia não terá chuva até o fim de setembro

Previsão de calor: Goiânia não terá chuva até o fim de setembro

  • Goiás
  • 21/09/2024
  • No Comment
  • 5

CALOR CONTINUA

O alerta para qualidade do ar em nível considerado “ruim” continua. A principal causa são as queimadas registradas no Estado

Temperaturas elevadas para Goiânia e todo o estado de Goiás (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

Jeice Oliveira

Apesar de algumas cidades goianos já terem registrado precipitações rápidas, Goiânia não terá chuva até o fim de setembro, ao contrário disso, a previsão é de calor. Os dados são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Nesta sexta-feira (20/9), Goiânia completou 149 dias sem chuvas, mas os especialistas afirmam que há possibilidade de chuvisco na região Centro-Sul do estado, incluindo a capital, até o fim da primeira quinzena de outubro.

Até esta sexta, foram registradas precipitações em Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia, Piranhas, Rianápolis e Uruana. As chuvas em outros pontos do estado estão relacionadas à frente fria presente no oceano. Entretanto, por serem finas e espaçadas, essas precipitações podem não ser detectadas pelas estações de monitoramento do centro.

Segundo o Cimehgo, durante esse período de transição os modelos meteorológicos podem não captar rapidamente as mudanças no tempo. No entanto, se houver fontes de umidade e temperatura elevada, é possível que ocorram chuvas ou chuviscos rapidamente.

Previsão de calor em Goiânia para este fim de semana

Neste fim de semana, o tempo vai continuar estável e seco na capital com predomínio de sol. A temperatura máxima pode chegar aos 37ºC e umidade relativa do ar varia entre 14% a 55%.

O alerta para qualidade do ar em nível considerado “ruim” continua. A principal causa são as queimadas registradas no Estado.

Primavera começa no domingo

Neste domingo (22/9) começa a primavera, que segue até o dia 21 de dezembro. Com a chegada da nova estação haverá uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil.

No Centro-Oeste, o período é marcado pelo início do plantio nas lavouras e pelas pancadas de chuvas que podem ocorrer no fim da tarde ou noite. As primeiras as chuvas, geralmente, são acompanhadas de ventos fortes e descargas atmosféricas. Além disso, a população começa a perceber uma melhora na qualidade do ar.

Fonte Original do Artigo: www.maisgoias.com.br

Postagens Relacionadas

Carta de uma mulher de 40 anos para seu médico | Blog Longevidade: modo de usar

Carta de uma mulher de 40 anos para seu…

Bem, meu caro doutor E., quero me preparar para que isso não aconteça comigo. Acabei de me casar de novo, consegui…
Após X indicar representante legal, Moraes dá 5 dias para rede enviar mais informações ao STF

Após X indicar representante legal, Moraes dá 5 dias…

Na sexta, X informou que advogada voltará a representar empresa no Brasil. Moraes pediu dados à Receita, ao BC, à PF,…
A mosca que consegue escapar da armadilha da planta carnívora e ainda roubar sua comida | Agronegócios

A mosca que consegue escapar da armadilha da planta…

“Ainda não foi feito um estudo, mas, aparentemente, alguma substância impregnada na superfície do esqueleto externo da larva consegue evitar a…