As diferenças entre o mundo ideal e o real no futebol – 21/09/2024 – Tostão

As diferenças entre o mundo ideal e o real no futebol – 21/09/2024 – Tostão

Existem um mundo ideal que sonhamos viver e outro real, muitas vezes violento, injusto, corrupto e preconceituoso. Quanto maior a distância entre o mundo ideal e o real, maiores são a insegurança e o desamparo. É a realidade brasileira.

No mundo ideal, os atletas e treinadores respeitam os adversários, os árbitros e os auxiliares. Os tumultos dentro e fora de campo são incomuns. Os técnicos não dão chiliques nem querem ser as estrelas do espetáculo. No mundo real, é bem diferente.

No mundo ideal, o calendário tem muito menos jogos, os gramados são quase perfeitos, os estádios são seguros e confortáveis, e há sempre lugares mais baratos. O mundo real é outro. Os pobres foram banidos dos estádios.

No mundo ideal, o desempenho das equipes também é valorizado, independentemente do resultado. No mundo real, as análises são construídas a partir do resultado final. Os treinadores e a imprensa acham que tudo o que acontece no jogo, incluindo as movimentações dos jogadores, é programado e ensaiado. Não é bem assim. Em instantes, ocorrem com frequência fatos imponderáveis que mudam a história do jogo. A ciência e o acaso caminham juntos.

No mundo ideal, os jogos da Libertadores e da Copa Sul-Americana no meio de semana teriam sido muito melhores. No mundo real, houve pouca inventividade e beleza. O Botafogo foi exceção no primeiro tempo contra o São Paulo, quando jogou uma bela partida, mas faltou o gol.

No mundo ideal, Paulinho e Hulk deveriam jogar mais próximos e pelo centro. No mundo real, na derrota do Atlético-MG para o Fluminense por 1 a 0, os dois ficaram distantes, isolados. No mundo ideal, Keno e Marcelo deveriam ter entrado desde o início, a não ser que tenha sido por problemas físicos. O gol do Fluminense nasceu de dois belos lances, o passe surpreendente e preciso de Marcelo para Keno, que driblou o marcador, como é habitual, e executou um belo cruzamento para Lima marcar.

No mundo ideal, as equipes com domínio da bola deveriam ser sempre as vencedoras. No mundo real, times que dão a bola ao adversário para contra-atacar, como fez o Peñarol contra o Flamengo, às vezes surpreendem.

No mundo ideal do futebol, as condutas certas dão sempre certo, e as erradas dão sempre errado. No mundo real, nem sempre é assim. No terceiro gol do Real Madrid, na vitória por 3 a 1 sobre o Stuttgart, da Alemanha, pela Liga dos campeões, Endrick conduziu a bola e tinha ao seu lado, livres, Mbappé e, principalmente, Vinicius Junior. Em vez de passar a bola, Endrick soltou um petardo de fora da área e fez o gol com a colaboração do goleiro. O errado deu certo. Depois do jogo, Endrick foi endeusado pela ousadia, pela confiança e por ter estrela. Se não tivesse saído o gol, ele teria sido bastante criticado.

Os grandes craques da história, o que Endrick ainda não é, mas poderá ser, destacam-se pela união de técnica, talento, inventividade, lucidez, ousadia e qualidades físicas e emocionais e por fazer, na maioria das vezes, as escolhas certas.

No meu mundo ideal, assistiria às partidas com o olhar somente de um sonhador, apreciador da beleza e do espetáculo. No meu mundo real, preciso ser também pragmático, um analista técnico e tático. Tento unir os dois mundos. Não consigo. Os dois se estranham.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Em debate, Matheus anuncia IPTU Verde e IPTU Social

Em debate, Matheus anuncia IPTU Verde e IPTU Social

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT O candidato demonstrou indignação com preço do imposto ao responder pergunta de um eleitor que reclamou…
Caixa Econômica vai leiloar mais de 500 imóveis

Caixa Econômica vai leiloar mais de 500 imóveis

Mais de 500 imóveis, entre casas, apartamentos e terrenos serão leiloados pela Caixa Econômica Federal (CEF). Os lances podem ser feitos…
Como ‘O Pequeno Príncipe’ influenciou autores brasileiros | Educação

Como ‘O Pequeno Príncipe’ influenciou autores brasileiros | Educação

“Na literatura para as infâncias, é comum que a crítica fique em suspensão: temos animais que falam, flores que fazem amigos,…