Musk deve nomear representante do X do Brasil; veja quem é a favorita

Musk deve nomear representante do X do Brasil; veja quem é a favorita

  • Goiás
  • 19/09/2024
  • No Comment
  • 3

Redes sociais

Elon Musk, dono do X, teria concordado em atender exigências do STF para que rede social volte ao ar no Brasil

Vanessa Souza, favorita para ser a representante do X no Brasil (Foto: Reprodução)

Alexandre Bittencourt

Para viabilizar o retorno definitivo da rede social X ao Brasil, o bilionário Elon Musk teria concordado em atender as duas principais exigências do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A mais importante delas é a de nomear um representante da empresa no Brasil. E o nome favorito é o da advogada brasileira Vanessa Souza.

Vanessa é especialista em leis de tecnologia e jurisdição no ciberespaço. Atua na Inglaterra e fez mestrado na Queen Mary University of London, assessora empresas sobre o tema. Há alguns dias, ela se reuniu com Musk para tratar desse assunto.

A advogada foi questionada a respeito deste encontro pelo jornal Folha de S. Paulo, mas disse que não iria se manifestar.

A segunda exigência que o bilionário teria concordar em atender seria a de suspender uma lista de perfis que estariam por trás da prática de crimes na rede social. Alguns deles teriam sido retirados do ar nesta madrugada de quinta-feira (19).

Suspensão

O ministro Alexandre de Moraes determinou a derrubada “imediata, completa e integral” do funcionamento do X (antigo Twitter) no Brasil no dia 30 de agosto deste ano.

A decisão vale até que todas as ordens judiciais proferidas pelo ministro relacionadas à ferramenta sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicada, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional (no segundo caso, também seu responsável administrativo).

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Carlos Manuel Baigorri, foi intimado para que adotassee imediatamente todas as providências necessárias para a efetivação da medida.

A medida foi tomada após a empresa de Elon Musk não ter indicado um representante legal no Brasil em 24 horas, como definido por Moraes. O prazo para que isso fosse atendido terminou no dia 29 de agosto.

Em sua decisão, Moraes também determinou a intimação de Apple e Google para que insiram obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo X pelos usuários do sistema IOS (Apple) e Android (Google) e o retirem de suas lojas virtuais —para cumprimento em até cinco dias.

Da mesma forma, foram obrigados a agir contra os aplicativos que possibilitam o uso de VPN (“virtual private network”). Provedoras de serviço de internet, como Algar, Telecom, OI, Sky, Live Tim, Vivo, Claro, Net Virtua e GVT também tiveram que inserir obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo.

Moraes estabeleceu aplicação de multa diária de R$ 50 mil às pessoas naturais e jurídicas que incorressem em condutas no sentido de utilização de subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo X, tal como o uso de V

Fonte Original do Artigo: www.maisgoias.com.br

Postagens Relacionadas

Estudo mostra que mancha de poluição no Tietê aumentou 29%

Estudo mostra que mancha de poluição no Tietê aumentou…

Ás vésperas do Dia do Rio Tietê, celebrado no próximo domingo (22), programa de monitoramento da Fundação SOS Mata Atlântica revelou que…
Modelo trans é morta a facadas um dia após aprovação de lei contra direitos LGBTQIA+, na Geórgia

Modelo trans é morta a facadas um dia após…

Kesaria Abramidze tinha 37 anos e foi assassinada dentro do próprio apartamento. Investigação aponta que crime foi cometido por questões de…
Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no Maracanã

Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no…

Com uma atuação marcada pela pouca criatividade e pela baixa produtividade ofensiva, o Flamengo foi superado pelo Peñarol (Uruguai) pelo placar…