MG: Incêndio atinge Serra do Caraça, região de santuário – 12/09/2024 – Cotidiano

MG: Incêndio atinge Serra do Caraça, região de santuário – 12/09/2024 – Cotidiano

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atua nesta quinta-feira (12) no combate a incêndio na Serra do Caraça, área de mata atlântica localizada no entorno do Santuário do Caraça.

Fundado em 1774 por um religioso português para ser uma hospedaria de peregrinos, o local fica a 120 quilômetros de Belo Horizonte.

O santuário é hoje um hotel com capacidade para até 230 pessoas. Ao seu redor está uma reserva de 12 mil hectares, que abriga lobos-guará. Os animais se tornaram famosos no local por se servirem diariamente da comida deixada pelos funcionários do santuário.

A serra do Caraça —que dá o nome ao local— enfeita todo o horizonte. É como um rosto, daí “caraça” (cara grande). As equipes de combate estão no segundo dia de operações no local, cujo acesso é feito apenas a pé.

Nesta quinta, atuavam no território sete bombeiros, 15 brigadistas e uma aeronave, além de uma viatura.

Os bombeiros ainda combatem incêndios em outras cinco unidades de conservação no estado.

No parque estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata, a ação chegou ao 11º dia de operação, com o apoio de 37 brigadistas, 22 bombeiros, 3 aeronaves e 10 viaturas. Além do combate às chamas, as equipes fazem um aceiro (faixa de terra sem vegetação) no local.

A atuação também é concentrada no Parque Estadual da Serra do Papagaio, no sul de Minas, que chegou ao quarto dia de operações. O combate envolve 15 bombeiros, 17 brigadistas e três aeronaves.

O tempo seco e os ventos predominam nessas regiões do estado, o que dificulta o combate às chamas.

Em Caeté, região metropolitana de BH, a corporação foi acionada na quarta (11) para debelar um incêndio em vegetação no entorno da Serra da Piedade. Segundo o histórico da ocorrência, as chamas estavam muito altas e se aproximando de um condomínio.

Alguns moradores do local organizaram uma brigada para combater focos iniciais até a chegada dos bombeiros, que debelaram as chamas e agora fazem o trabalho de monitoramento e rescaldo.

Também são alvo da ação da corporação os parques estaduais do Pau Furado, Serra do Sobrado e Serra Do Cabral, além do Parque Arqueológico da Serra do Santo Antônio.

No sábado (7), um incêndio atingiu uma plantação de pínus da Faber-Castell na região do Prata (MG), que foi identificado e debelado pela brigada de incêndio da empresa.

“A Faber-Castell reforça que a área afetada pelo incêndio corresponde a uma pequena parte da floresta e não deve ter impacto na produção dos ecolápis e, portanto, os parceiros e os consumidores seguirão sendo atendidos normalmente. A área impactada será devidamente reflorestada”, disse a empresa, em nota.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Estudo mostra que mancha de poluição no Tietê aumentou 29%

Estudo mostra que mancha de poluição no Tietê aumentou…

Ás vésperas do Dia do Rio Tietê, celebrado no próximo domingo (22), programa de monitoramento da Fundação SOS Mata Atlântica revelou que…
Modelo trans é morta a facadas um dia após aprovação de lei contra direitos LGBTQIA+, na Geórgia

Modelo trans é morta a facadas um dia após…

Kesaria Abramidze tinha 37 anos e foi assassinada dentro do próprio apartamento. Investigação aponta que crime foi cometido por questões de…
Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no Maracanã

Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no…

Com uma atuação marcada pela pouca criatividade e pela baixa produtividade ofensiva, o Flamengo foi superado pelo Peñarol (Uruguai) pelo placar…