Punições ao Google serão definidas até agosto de 2025 – 08/09/2024 – Tec

Punições ao Google serão definidas até agosto de 2025 – 08/09/2024 – Tec

Um juiz federal disse na última sexta-feira (6) que planeja definir uma punição pelo monopólio de buscas na internet do Google até agosto de 2025, iniciando uma nova fase em um caso antitruste que pode remodelar o gigante da tecnologia e mudar a competição na internet.

Em uma audiência para estabelecer um cronograma para determinar as reparações no caso, o juiz Amit P. Mehta do Tribunal Distrital dos EUA do Distrito de Columbia pediu ao Departamento de Justiça e aos estados que apresentassem uma proposta até o final deste ano. Depois disso, o juiz realizará um novo julgamento para ouvir evidências sobre como proceder, o que deve ocorrer em março ou abril.

O juiz Mehta também sinalizou que levaria em conta o cenário tecnológico em rápida mudança, incluindo a potencial nova concorrência de chatbots inteligentes de empresas como OpenAI e Microsoft.

“O mundo mudou nos últimos dois anos”, disse o juiz Mehta, acrescentando que Google e Microsoft adicionaram IA às suas buscas e que o chatbot da OpenAI está sendo usado para buscas.

No mês passado, o juiz Mehta declarou o Google um monopolista em buscas na internet. Ele disse que o Google estabeleceu e consolidou sua participação de mais de 90% no mercado de buscas por meio de contratos exclusivos com empresas como a Apple para apresentar o Google em vez de outros motores de busca.

Uma decisão sobre como corrigir o monopólio do Google poderia ajudar a estabelecer um precedente para outros casos antitruste federais movidos contra Amazon, Apple e Meta, que possui Facebook e Instagram. Reguladores nos últimos anos processaram as empresas sob alegações de que criaram monopólios que afetam o discurso público, o comércio e o entretenimento.

As punições propostas podem incluir restrições em acordos que apresentam o motor de busca do Google em dispositivos móveis ou até mesmo uma divisão da empresa. O Departamento de Justiça está considerando pedir uma divisão do Google, separando a busca de negócios como seu navegador Chrome e o sistema operacional Android.

A consideração das punições pelo juiz Mehta incluirá um período de investigação sobre penalidades e audiências.

Os bilhões de dólares em negócios do Google para tornar seu motor de busca o padrão no navegador Safari da Apple e em outros softwares e dispositivos móveis pesaram fortemente na decisão anterior do juiz Mehta. Isso prejudicou rivais, incluindo o Bing da Microsoft.

Um advogado do Departamento de Justiça, David Dahlquist, disse na audiência de sexta-feira que o mundo mudou desde que o processo de coleta de evidências para o julgamento foi encerrado há dois anos. O governo quer chamar várias terceiras partes como testemunhas enquanto elabora uma proposta de remédios.

“O julgamento, é claro, focou no passado, no que o Google fez na última década para monopolizar esses mercados”, disse Dahlquist. Agora, é necessário coletar evidências “sobre o futuro”, acrescentou. “Como abrimos esses mercados?”

O principal advogado do Google disse que planeja chamar testemunhas da OpenAI e da Microsoft.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Estudo mostra que mancha de poluição no Tietê aumentou 29%

Estudo mostra que mancha de poluição no Tietê aumentou…

Ás vésperas do Dia do Rio Tietê, celebrado no próximo domingo (22), programa de monitoramento da Fundação SOS Mata Atlântica revelou que…
Modelo trans é morta a facadas um dia após aprovação de lei contra direitos LGBTQIA+, na Geórgia

Modelo trans é morta a facadas um dia após…

Kesaria Abramidze tinha 37 anos e foi assassinada dentro do próprio apartamento. Investigação aponta que crime foi cometido por questões de…
Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no Maracanã

Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no…

Com uma atuação marcada pela pouca criatividade e pela baixa produtividade ofensiva, o Flamengo foi superado pelo Peñarol (Uruguai) pelo placar…