Trump dá de “10 a 12 dias” a Putin para acabar com a guerra na Ucrânia

Trump dá de “10 a 12 dias” a Putin para acabar com a guerra na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu o tom e deu um ultimato, nesta segunda-feira (28/7), ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para encerrar a ofensiva militar na Ucrânia.  O republicano exigiu um acordo em até 10 ou 12 dias.

“Vou estabelecer um novo prazo de cerca de 10 ou 12 dias a partir de hoje. […] Não há motivo para esperar. Simplesmente não vemos nenhum progresso sendo feito”, disse a jornalistas na Escócia durante reunião com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

Em 14 de julho, Trump havia dado 50 dias ao Kremlin para firmar um cessar-fogo. O presidente norte-americano também afirmou não estar mais “interessado em conversar” com Putin sobre o fim do conflito.

“Tivemos boas conversas, mas depois mísseis caem sobre Kiev. Pessoas morrem. Estou farto disso”, disse o republicano a jornalistas na Escócia.

O norte-americano afirmou que já falou com Putin por três ou quatro horas, em diferentes ocasiões, e que em todas houve a impressão de que um acordo de paz estava próximo — o que, segundo ele, nunca se concretizou.

Pressão aumenta

Trump já havia ameaçado aplicar sanções à Rússia e a países terceiros que comprem exportações russas, como o petróleo.

As sanções podem atingir economias estratégicas como China, Índia e Turquia, que se mantiveram como principais clientes de energia russa desde o início da guerra.

Negociações recentes

  • Em maio deste ano, Rússia e Ucrânia iniciaram as primeiras negociações diretas desde o início da guerra. A iniciativa partiu do presidente russo Vladimir Putin.
  • A expectativa inicial era de que Putin se reunisse com Volodymyr Zelensky. O líder russo, no entanto, decidiu não comparecer às discussões na Turquia. Ao invés disso, ele decidiu enviar uma delegação composta por membros do segundo escalão do Kremlin.
  • Apesar das negociações e da pressão vinda dos Estados Unidos por meio do presidente Donald Trump, poucos avanços aconteceram até o momento.
  • Nos três encontros realizados na Turquia, Rússia e Ucrânia apenas concordaram em trocar, além de devolver jovens soldados feridos e corpos de militares mortos no campo de batalha.

6 imagensKremlin diz que Putin está 'pronto' para negociar com ZelenskyO presidente russo, Vladimir Putin, fala durante sua coletiva de imprensa após as negociações russo-vietnamitas, 20 de junho de 2024, em Moscou, Rússia. Vladimir Putin está em visita de dois dias ao VietnãRússia e Ucrânia concordam em trégua no Mar Negro. O que significa? Trump e Zelensky: parceria inesperada pode redesenhar rumos da guerraTrump e PutinFechar modal.1 de 6

Rússia se diz pronta para negociar paz na Ucrânia, mas impõe condições

Contributor/Getty Images2 de 6

Kremlin diz que Putin está ‘pronto’ para negociar com Zelensky

Contributor/Getty Images3 de 6

O presidente russo, Vladimir Putin, fala durante sua coletiva de imprensa após as negociações russo-vietnamitas, 20 de junho de 2024, em Moscou, Rússia. Vladimir Putin está em visita de dois dias ao Vietnã

Contributor/Getty Images4 de 6

Rússia e Ucrânia concordam em trégua no Mar Negro. O que significa?

Arte Metrópoles 5 de 6

Trump e Zelensky: parceria inesperada pode redesenhar rumos da guerra

Arte Metrópoles6 de 6

Trump e Putin

Chris McGrath/Getty Images

Paciência de Trump chega ao fim

A fala de Trump marca uma mudança brusca de tom em relação ao Kremlin. Desde que assumiu o novo mandato, o presidente vinha adotando uma postura de canal aberto com Putin, em nome de uma solução negociada para o conflito que já perdura há três anos no leste europeu.

Entretanto, a constante ofensiva militar russa contra Kiev parece ter colocado fim à paciência de Washington.

“Ele tem conversas tão agradáveis, conversas tão respeitosas e agradáveis, e então, na noite seguinte, pessoas morrem com um míssil atingindo a cidade”.

Segundo o líder dos EUA, o governo norte-americano agora pressionam por um caminho claro para a paz, com resultados concretos e não apenas promessas.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Reino Unido vai reconhecer Palestina se Israel rejeitar cessar-fogo

Reino Unido vai reconhecer Palestina se Israel rejeitar cessar-fogo

O governo do Reino Unido informou, nesta terça-feira (29), que vai reconhecer a Palestina como um Estado, até setembro deste ano,…
Clubes russos aumentam negócios na América do Sul – 29/07/2025 – Esporte

Clubes russos aumentam negócios na América do Sul –…

Viralizaram nos últimos dias nas redes sociais cenas do evento de apresentação do meia Gerson no Zenit, da Rússia, com o…
Bolsonaro puxa motociata em carro de som, mas não discursa – 29/07/2025 – Poder

Bolsonaro puxa motociata em carro de som, mas não…

Jair Bolsonaro (PL) participou de uma motociata, na tarde desta terça-feira (29), em Brasília, ao lado da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL),…