
Lula aprofunda racha ao deixar aliança contra Holocausto – 27/07/2025 – Painel
- Política
- 27/07/2025
- No Comment
- 5
A decisão do governo Lula de retirar o Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) deve alimentar a disputa ideológica com a direita em torno do apoio a Israel.
Diversos governos de oposição a Lula juntaram-se nos últimos anos à entidade global, e devem manter-se filiados mesmo com a saída do Brasil.
Entre eles, o estado de São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), o Rio de Janeiro, por Claudio Castro (PL), o Distrito Federal, sob gestão de Ibaneis Rocha (MDB), e a cidade de São Paulo, administrada por Ricardo Nunes (MDB).
O Brasil havia aderido à entidade global em 2021, no governo de Jair Bolsonaro (PL), com status de observador. A decisão de Lula de reverter esse movimento ocorre em meio às críticas do petista aos ataques de Israel contra Gaza.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?