China reage a plano dos EUA e propõe aliança global em IA

China reage a plano dos EUA e propõe aliança global em IA

O governo dos Estados Unidos apresentou nesta semana um plano estratégico ambicioso para dominar a corrida global pela Inteligência Artificial. A iniciativa, liderada pelo presidente Donald Trump, promete uma IA “sem viés ideológico”, investimentos pesados em infraestrutura e o fortalecimento das exportações americanas do setor.

O anúncio em Washington provocou reação imediata de Pequim. Neste sábado (26), o primeiro-ministro chinês Li Qiang propôs a criação de uma organização internacional voltada à regulamentação e à colaboração em IA. O discurso ocorreu durante a Conferência Mundial de Inteligência Artificial, realizada anualmente em Xangai.

Sem mencionar diretamente os EUA, Li defendeu a necessidade de um “consenso global” sobre os riscos da IA, afirmando que o desenvolvimento da tecnologia deve ser acompanhado de governança conjunta. A China sinalizou ainda disposição em compartilhar avanços com o chamado “Sul Global” — países em desenvolvimento com interesse na adoção da tecnologia.

Segundo o premiê chinês, a governança global sobre a IA ainda é “fragmentada” e há grandes diferenças nos modelos regulatórios. Para ele, é urgente “fortalecer a coordenação internacional e estabelecer um quadro comum com amplo consenso”.

Investida americana

Do outro lado, os Estados Unidos deram um passo concreto rumo à supremacia tecnológica. Na quarta-feira (23), a Casa Branca anunciou um plano de ação dividido em três pilares. 

Um deles é a Infraestrutura e energia com o objetivo de acelerar a construção de data centers e liberar grandes projetos energéticos, facilitando licenças e autorizações para garantir o avanço da IA no país.

Outro pilar diz respeito a Diplomacia tecnológica, indicando que agências como o Banco de Exportação e Importação serão mobilizadas para ampliar a presença global da tecnologia americana. O objetivo é fortalecer as exportações e garantir protagonismo internacional. 

O terceiro pilar é o da IA sem viés ideológico: o plano proíbe que órgãos federais adquiram sistemas de IA com tendências ideológicas. Para Trump, é preciso garantir liberdade de expressão e combater agendas que distorcem a realidade. “Estamos imersos em uma corrida global pela liderança em IA — e queremos que os Estados Unidos vençam”, afirmou Donald Trump durante o anúncio do plano de ação.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

Bela Gil revela atitude que a ajudou a lidar com a dor do luto

Bela Gil revela atitude que a ajudou a lidar…

Irmã de Preta Gil, Bela Gil revela uma atividade que a ajudou lidar com a dor do luto no dia seguinte…
Universidade Iguaçu Divulga Vagas Para Auxiliar De Relacionamento, Trainee, Docente E Mais No RJ

Universidade Iguaçu Divulga Vagas Para Auxiliar De Relacionamento, Trainee, Docente…

UNIG Abre Novas Vagas de Emprego no Rio de Janeiro A Universidade Iguaçu (UNIG), instituição com mais de 50 anos de…
Cantoras negras celebram força da arte no Festival Latinidades

Cantoras negras celebram força da arte no Festival Latinidades

Brasília vai sediar neste sábado (26) um encontro poderoso de vozes negras femininas na área externa do Museu Nacional. A partir…