Presidente do COI homenageia brasileiras campeãs do vôlei – 26/07/2025 – Esporte

Presidente do COI homenageia brasileiras campeãs do vôlei – 26/07/2025 – Esporte

A primeira mulher a presidir o Comitê Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, homenageou Ana Patrícia e Duda, campeãs olímpicas do vôlei de praia, na comemoração do primeiro aniversário dos Jogos de Paris-2024.

Em uma cerimônia especial em frente à prefeitura de Paris, onde durante o verão europeu está montada uma quadra de vôlei de praia pública, a dirigente presenteou as brasileiras com relógios de pulso de uma coleção especial com temática olímpica.

“As atletas podem falar melhor das lembranças, emoções e sentimentos, mas é ótimo estar de volta a Paris”, disse a presidente do COI à Folha. “O vôlei de praia foi uma das sedes icônicas, com a Torre Eiffel [ao fundo]”, lembrou a zimbabuana Coventry, ex-nadadora olímpica.

Ela acrescentou que, por onde passou em Paris, pessoas a pararam para lhe agradecer pelo êxito dos Jogos.

Ana Patrícia e Duda estão em Paris a convite da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Elas fizeram um treino-exibição com jovens jogadores de vôlei de praia franceses. Na véspera, haviam visitado a Torre Eiffel e o local da glória olímpica de um ano atrás – agora sem as arquibancadas provisórias montadas para os Jogos.

“Lógico que fica muito diferente, mas você visualiza alguns pontos que foram muito importantes”, comentou Ana Patrícia sobre o retorno a Paris. “Sempre tem alguma coisa que marca, ontem mesmo a gente falou, ‘pô, esse aqui foi o lugar que a gente fez isso e aquilo’, então é muito legal.”

Ana Patrícia tatuou no braço esquerdo a Torre Eiffel, os anéis olímpicos e a data da conquista da medalha de ouro: 9 de agosto de 2024. Duda disse à Folha que ainda pretende fazer sua tatuagem comemorativa.

Também participaram da celebração do aniversário dos Jogos de Paris o alemão Thomas Bach, antecessor de Coventry à frente do COI; o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris, Tony Estanguet; a ministra francesa dos Esportes, Marie Barsacq, e sua antecessora, Amélie Oudéa-Castéra, atual presidente do comitê olímpico francês; e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Em entrevista à Folha na semana passada, Tony Estanguet afirmou que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos cumprem um papel de “resistir contra aqueles que estão se isolando, com visões talvez um pouco assustadoras”, em referência à conjuntura política mundial, com conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia, entre outros.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Bela Gil revela atitude que a ajudou a lidar com a dor do luto

Bela Gil revela atitude que a ajudou a lidar…

Irmã de Preta Gil, Bela Gil revela uma atividade que a ajudou lidar com a dor do luto no dia seguinte…
Universidade Iguaçu Divulga Vagas Para Auxiliar De Relacionamento, Trainee, Docente E Mais No RJ

Universidade Iguaçu Divulga Vagas Para Auxiliar De Relacionamento, Trainee, Docente…

UNIG Abre Novas Vagas de Emprego no Rio de Janeiro A Universidade Iguaçu (UNIG), instituição com mais de 50 anos de…
Cantoras negras celebram força da arte no Festival Latinidades

Cantoras negras celebram força da arte no Festival Latinidades

Brasília vai sediar neste sábado (26) um encontro poderoso de vozes negras femininas na área externa do Museu Nacional. A partir…