General admite ao STF ser autor de plano para matar Lula e Moraes

General admite ao STF ser autor de plano para matar Lula e Moraes

  • Brasil
  • 24/07/2025
  • No Comment
  • 16

O general Mario Fernandes admitiu nesta quinta-feira (24/7) ter sido o idealizador do plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Em interrogatório ao STF, o general — que atuou como secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência — reconheceu ser o autor do documento e afirmou que o plano não passava de um “pensamento digitalizado”.

O material foi apreendido pela Polícia Federal (PF) com o general. Inicialmente nomeado como “Fox_2017.docx”, o arquivo passou a ser denominado “Punhal Verde e Amarelo” por ele próprio.

Leia também
  • Mundo

    Eduardo Bolsonaro ironiza reações à fala de Lula sobre “truco” a Trump
  • Brasil

    Silas Malafaia convoca atos pró-Bolsonaro: “Agora é o povo que chama”
  • Paulo Cappelli

    Líder do PT reage a Flávio Bolsonaro por fala sobre Moraes: “Canalha”
  • Paulo Cappelli

    Flávio Bolsonaro pede ao governo da Itália que apoie Carla Zambelli

Mario está preso desde novembro de 2024 e é réu na ação penal que investiga uma suposta trama golpista para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

“Esse arquivo digital nada mais retrata do que um pensamento meu que foi digitalizado. Um compilado de dados, um pensamento, uma análise de riscos. Esse pensamento digitalizado não foi compartilhado com ninguém”, disse. “Eu garanto, neste momento, que se o meu HD fosse extraído, em nada acrescentaria ao processo. Esse arquivo é absolutamente descontextualizado”, completou Mario.

O general prosseguiu dizendo que o material não passa de “um pensamento digitalizado” e afirmou: “Hoje, me arrependo de ter digitalizado isso”. Mario destacou que não compartilhou o conteúdo com ninguém — ou seja, era de consumo próprio.

5 imagensMário Fernandes, general da reserva preso por suposto golpe de EstadoMário Fernandes foi secretário adjunto da Secretaria-Geral da Presidência no governo BolsonaroO general Mário FernandesFechar modal.1 de 5

General Mario Fernandes deixou fotos na nuvem

Polícia Federal2 de 5

Mário Fernandes, general da reserva preso por suposto golpe de Estado

Reprodução3 de 5

Mário Fernandes foi secretário adjunto da Secretaria-Geral da Presidência no governo Bolsonaro

Reprodução4 de 5

O general Mário Fernandes

Reprodução5 de 5

Isac Nóbrega/PR

Réus do núcleo 2

  • Silvinei Vasques – ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na gestão de Bolsonaro;
  • Fernando de Sousa Oliveira – ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do DF;
  • Filipe Garcia Martins Pereira – ex-assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência do governo Bolsonaro;
  • Marcelo Costa Câmara – coronel do Exército e ex-assessor de Bolsonaro;
  • Marília Ferreira de Alencar – delegada da Polícia Federal e ex-subsecretária de Segurança Pública do Distrito Federal; e
  • Mario Fernandes – general da reserva do Exército e “kid preto”.

Os integrantes do núcleo 2 são acusados de ter usado a máquina pública, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para dificultar o acesso de eleitores aos locais de votação no segundo turno das Eleições 2022, especialmente no Nordeste, maior reduto eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), então concorrente de Jair Bolsonaro na disputa presidencial.

Segundo a PGR, Vasques, Marília e Fernando coordenaram o emprego das forças policiais para sustentar a permanência ilegítima de Bolsonaro no poder. Pela denúncia, Mario Fernandes ficou responsável por coordenar as ações de monitoramento e neutralização de autoridades públicas, em conjunto com Marcelo Câmara, além de realizar a interlocução com as lideranças populares ligadas ao 8 de Janeiro.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Gaza tem mais 5 mortes por fome em 24 horas, aponta Palestina

Gaza tem mais 5 mortes por fome em 24…

Pelo menos mais cinco pessoas morreram de fome e desnutrição em hospitais em Gaza nas últimas 24 horas, segundo registrou o…
Futebol: Argentina ensaia volta de torcidas visitantes – 26/07/2025 – Esporte

Futebol: Argentina ensaia volta de torcidas visitantes – 26/07/2025…

As ruas da cidade de Lanús se coloriram em clima de celebração; torcedores chegavam em dezenas de ônibus, abraçando-se e revivendo…
Zema: estilo informal em lançamento de pré-candidatura – 26/07/2025 – Painel

Zema: estilo informal em lançamento de pré-candidatura – 26/07/2025…

Organizadores do lançamento da pré-candidatura presidencial de Romeu Zema (Novo) em São Paulo, em 16 de agosto, querem dar um estilo…