
Podcast: Como tarifa de Trump já chegou ao Brasil – Folha – 24/07/2025 – Podcasts
- Internacional
- 24/07/2025
- No Comment
- 11
Apesar da aproximação do prazo para os Estados Unidos aplicarem sobretaxas de 50% sobre produtos importados do Brasil, os canais formais de negociação entre os governos seguem fechados. Americanos sinalizaram aos pares brasileiros que os diálogos só devem avançar depois de uma autorização do presidente Donald Trump.
Oficialmente, o Brasil tem dito que não sairá da mesa de negociações e tem contado também com o apoio de empresas americanas na pressão à Casa Branca. Setores ligados a empresas gigantes dos EUA têm buscado interlocutores brasileiros para tentar evitar as tarifas. E a Câmara do Comércio americana, maior associação empresarial do país, fez um apelo, em nota, pela negociação.
As tarifas de Trump já têm impactado produtos brasileiros, antes mesmo da entrada em vigor da sobretaxa de 50%, em 1º de agosto. A venda de carnes brasileiras, por exemplo, começou a cair já em abril, quando Washington impôs taxa de 10%; em três meses, a redução foi de 80%.
O Café da Manhã desta quinta-feira (24) trata dos impactos que a ameaça tarifária de Trump já tem no Brasil. O repórter em Brasília André Borges dimensiona o prejuízo que alguns setores têm registrado e explica as perspectivas que a política e a economia brasileira veem. E a correspondente da Folha em Washington Julia Chaib conta como estão as negociações e fala da postura do empresariado dos dois países.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Gustavo Luiz e Laura Lewer. A edição de som é de Thomé Granemann.