
Governo reagiu bem ao tarifaço, diz Casagrande – 22/07/2025 – Painel
- Política
- 22/07/2025
- No Comment
- 4
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), avalia que a reação do governo Lula (PT) ao tarifaço anunciado pelo americano Donald Trump foi acertada e que, além de enviar representantes para negociar com os Estados Unidos, o Brasil deveria também procurar novos mercados.
“Está boa a reação do governo. Ele está tentando a comunicação com o governo americano, está incentivando e conversando com os empreendedores locais para falar com os vendedores de lá”, avalia.
Para Casagrande, é importante o governo insistir em uma ação diplomática até como uma forma de se proteger e mostrar que quer manter uma relação com os Estados Unidos, independentemente do presidente no poder. Ao mesmo tempo, precisa adotar novas estratégias comerciais. “A gente agora vai ter que aprofundar dois caminhos, de novos mercados e produtos mais sofisticados”, complementa.
“As medidas tomadas contra o Brasil também vão afetar os americanos, porque o Brasil também tem uma relação forte com os americanos”, diz. “Não é uma medida neutra para os americanos.”
Casagrande também prepara medidas para minimizar o impacto do tarifaço sobre as empresas do estado. Ele determinou a criação de um comitê no estado sob coordenação do vice-governador, Ricardo Ferraço, com a participação de secretarias estaduais, da Procuradoria-Geral do Estado, do Banco de Desenvolvimento e do Banestes, o banco comercial do estado.
“O comitê vai acompanhar as medidas que o [ministro da Fazenda] Fernando Haddad vai anunciar para repercuti-las no estado. Também vamos ouvir os setores afetados e verificar se podemos adotar medidas para ajudar a atividade econômica, preservando empresas e empregos”, complementa.
O governador também fala em estudar o impacto do tarifaço na receita do estado e dos municípios para ver se será necessário implementar alguma ação de contenção de despesas, com objetivo de preservar o equilíbrio fiscal do estado.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.