Especialista alerta Bruna Biancardi por saída 11 dias pós-cesárea: ‘Está fragilizada’

Especialista alerta Bruna Biancardi por saída 11 dias pós-cesárea: ‘Está fragilizada’

A especialista Alessandra Paula avalia ida de Bruna Biancardi ao estádio após 11 dias do parto e faz alerta sobre riscos à saúde

A influenciadora Bruna Biancardi deu à luz sua segunda filha com Neymar Jr., Mel, no dia 5 de julho. Mas, apenas 11 dias após o parto, ela já apareceu publicamente no estádio da Vila Belmiro, ao lado do jogador, durante o jogo entre Santos e Flamengo. A rápida retomada das atividades gerou críticas nas redes sociais e levantou um debate: é saudável sair tão cedo após uma cesariana?

A fisioterapeuta Alessandra Paula, especialista em aleitamento materno e cuidados no pós-parto, avaliou a situação em entrevista à CARAS Brasil. Ela fez um alerta importante sobre os cuidados nas primeiras semanas após o nascimento, principalmente em casos de cesariana.

“Mesmo com a alta hospitalar, o corpo da mulher ainda está em pleno processo de cicatrização, tanto interna quanto externa. Nas primeiras semanas, é fundamental respeitar os sinais do corpo: evitar esforços, pegar peso ou caminhar longas distâncias. Se houver necessidade de sair com filhos pequenos, o ideal é que ela tenha apoio, um carrinho para o bebê, alguém que a ajude com o mais velho, e pausas frequentes para descanso. O uso de roupas confortáveis e a atenção à ferida operatória também são essenciais”, diz a especialista.

Técnicas que ajudam na recuperação da cesárea

A médica também destacou que há maneiras seguras de acelerar a recuperação, desde que feitas com acompanhamento profissional:

“Algumas técnicas podem auxiliar muito na recuperação. O taping funcional e o uso de laser de baixa intensidade são exemplos. Eles ajudam a reduzir o inchaço, prevenir seromas e melhorar a cicatrização. Em geral, o uso de taping e laser pode ser iniciado ainda na maternidade. Após a alta, eu gosto da abordagem com essas terapias associadas ao ultrassom terapêutico, que ajuda na reabsorção de líquidos, acelerando o processo cicatricial, evitando a famosa lombadinha acima da incisão cirúrgica.”

Sobre a drenagem linfática, ela faz um alerta importante: “Importante lembrar que drenagem linfática deve aguardar o fechamento completo da ferida (por volta dos 30 dias após o parto) e ser realizada por profissional capacitado.”

Técnica de taping usada por Alessandra Paula – Arquivo pessoal

Bruna Biancardi pós-parto: riscos de carregar peso

Outro ponto crítico levantado por Alessandra Paula é o ato de carregar crianças de colo logo após a cesariana. No caso de Bruna, que também tem uma filha mais velha, a atenção deve ser redobrada:

“Sim, há risco. A musculatura abdominal ainda está fragilizada e há pontos internos em processo de cicatrização. Pegar peso nos primeiros dias pode levar à dor, sangramentos, abertura de pontos internos e até formação de hérnias ou seromas. Para mães com filhos maiores, a orientação é pedir ajuda sempre que possível. Explicar à criança que a mamãe precisa de um ‘tempo de recuperação’ e buscar formas de manter o vínculo sem carregar no colo, como sentar-se no sofá com a criança próxima, ajuda muito nesse período.”

Fonte Original do Artigo: caras.com.br

Postagens Relacionadas

Inscrições para a PND terminam nesta sexta; saiba como se candidatar

Inscrições para a PND terminam nesta sexta; saiba como…

As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) terminam às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (25). A…
Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com Teo Teló

Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com…

Tá grávida! Gabi Luthai faz vídeo encantador para celebrar a segunda gravidez, fruto do casamento com Teo Teló A cantora Gabi…
Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de 50 vagas

Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de…

A Prefeitura do Município de Teixeira Soares, no estado do Paraná, em parceria com o Instituto Evo (Evolução Consultoria LTDA), abriu…